Demonstrar a complexidade de relações e perspetivas. Este é o intuito do projeto, que leva à reitoria da Universidade do Porto (UP), pessoas oriundas de diferentes disciplinas do saber, numa conversa moderada por Maria Clara Paulino, investigadora na universidade americana de WinthropAtravés de mesas-redondas, Maria Clara Paulino pretende lançar aos seus convidados o desafio de discutir uma abordagem interdisciplinar. Pensar as coisas de forma diferente do habitual e explicar a mesma questão sob diferentes perspetivas. Assim, o objetivo da conversa pretende apurar quais são os benefícios e vantagens da interdisciplinaridade, mas também as suas dificuldades. Será interessante observar de que formas o mesmo tema é abordado por participantes que têm backgrounds diferentes de conhecimento.

Estas conversas serão realizadas durante a tarde desta quinta-feira e sexta-feira, no salão nobre da reitoria da UP e estão integradas no ciclo “Complexidade – Conversas Interdisciplinares” que se iniciou no dia 6 de outubro. Nessa data foi inaugurada, na sala de minerologia da reitoria, a exposição “(Des)Hemisférios” disponível até ao dia 30 de outubro.

No dia 15 estarão à conversa Rosa Maria Martelo, escritora e docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o neurocientista João Relvas, a arquiteta Matilde Seabra e o editor Paulo Ferreira. A seguir a esta tertúlia, a reitoria apresenta a nova criação artística de Jonathan SaldanhaCatarina Miranda, intitulada “NEXØ – Soma e Investidura“. A performance, que contará também com a presença de bailarinos, pretende usar a “estrutura arquitétonica” do salão nobre, operá-la como “espaço de poder, zona de práticas regulamentadas, de controlo e conjugação”. O objetivo é ativar “um protocolo de esvaziamento de processos solenes de produção de verdade”.

No dia seguinte, a mesa-redonda terá como convidado de destaque David Ingleby, investigador do Centro para as Ciências Sociais e Saúde Global da Universidade de Amesterdão, especialista em saúde física e mental das populações migrantes e de refugiados. A sua própria experiência será o tema inicial de conversa para daí perceber-se quais as situações em que uma abordagem multidisciplinar seria possível ou até mesmo recomendável. Para juntar-se a ele nesta conversa, foram também convidados Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, Jorge Pinho de Sousa, docente da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) premiado com o “MIT-Portugal Education Innovation Awards“, Laura Castro, crítica de arte e docente na área das artes da Universidade Católica do Porto (UCP) e José Luís Fernandes, escritor e docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Durante os dois dias em que decorre este fim de ciclo, as conversas irão começar no salão nobre da reitoria às 17h30.