Já pensou em explorar a baixa do Porto de outra forma? A “Rota das Tapas” começou no passado dia 15 para aquela que é a 2.ª edição deste ano. Se em maio a organização optou por sabores da terra e do mar, agora convida os chefes a confecionarem o petisco com algo tão típico português: as conservas. Não ficou convencido? O melhor é mesmo explorar o mapa e fazer o seu próprio roteiro.

Da baixa à ribeira, há sabores para todos os gostos: truta salmonada com ovas de pescada, hambúrguer de cavala e sardinha, cheesecake de bacalhau, espargos verdes com salmão fumado, alheira com ovo e pimento morrone, entre muitos outros. No Porto foram 29 as tasquinhas que aderiram à “Rota das Tapas” e que criaram um mapa de pestiscos para a ocasião.

Como é habitual, o prexo fixo é de 3 euros e oferece uma tapa e uma cerveja de 25cl da marca espanhola Estrella Damm, patrocinadora do evento. A ideia já lhe abriu o apetite? Então não há nada melhor que juntar um grupo de amigos e planear um convívio recheado de sabores. Esta edição traz à Invicta uma novidade: um autocarro turístico que proporciona aos interessados um passeio entre o Rivoli e o Palácio da Bolsa. Para tal é necessário obter quatro carimbos pelas casas aderentes e colocá-los no mapa que é disponibilizado. A viagem é realizada apenas entre sexta e sábado das 18h30 às 00h30 e no domingo entre as 16h e as 20h.

Para além disso, uma vez mais, a organização lança um desafio aos participantes para se habilitarem a uma viagem a Barcelona para duas pessoas que inclui “um jantar num restaurante gourmet de Tapas”. Os participantes terão de colocar no “passaporte” do mapa três carimbos de diferentes restaurantes e deixá-lo na tombola de um dos locais aderentes. O passatempo ficará completo após tirar um fotografia no Instragam ou colocar no site da Zomato, parceira da Rota das Tapas com a hashtag #rotadastapas ou fazer o upload da foto na tab do evento no Facebook.

As 10 fotos mais votadas vão ser avaliadas por um júri da Sumol+Compal e da Estrella Damm que irá escolher a mais criativa. Os restantes nove recebem um cabaz com Estrella Damm e as melhores conservas nacionais.