O dia 8 de novembro é a data marcada para mais uma maratona na cidade. A 12.ª edição do evento tem, mais do que a corrida habitual, várias alternativas para todos poderem desfrutar do acontecimento de running único. O evento tem como foco principal, como seria de esperar, a corrida. A partida dá-se no queimódromo e o final por perto. A ideia é que o parque da cidade do Porto seja o ponto de início do desafio e o final do mesmo.

A corrida mais importante é a maratona tradicional que se irá estender por 42 quilómetros. Este ano, a organização optou por alterar o percurso por um mais plano e mais rápido. Assim, a partida dá-se logo pelas 9h da manhã do dia 8 de novembro.

Para ajudar a controlar o ritmo e o tempo dos interessados estarão presentes na corrida os “pacemakers”. Estes corredores experientes irão correr a um ritmo constante e têm como propósito delinear objetivos de tempo para concretizar a corrida. Assim, para quem quiser avaliar a sua prestação na prova, basta identificar os balões que acompanham os corredores.

Preços de Inscrição

Aos interessados, ainda é possível realizar a inscrição nas três modalidades. As inscrições têm um custo até dia 31 de outubro, sendo que depois só será possível inscrever-se em última hora na Expo. Para a maratona, o custo é de 70 euros, ao qual irão acrescer 10 depois da data limite. No caso do “Family Race”, de 15 quilómetros, o custo será de 20 euros por participante e 25 euros depois do 31 de outubro. Por fim, a inscrição na Mini-Maratona “Fun Race” de 6 quilómetros terá um custo de 6 euros, passando para 10 euros para a inscrição em última hora.

Existe ainda a modalidade de inscrição Maratona VIP, que inclui privilégios como um dorsal sub-elite, estacionamento perto do ponto de chegada, partida na zona da frente, SMS com resultados e ainda acesso à zona VIP que inclui um guarda-roupa próprio assim como almoço. Este serviço tem um custo de 100 euros e só estará disponível até ao final deste mês.

Porque correr 42 quilómetros pode não ser tarefa fácil, a organização prevê dois percursos alternativos para poder incluir o maior número de pessoas no evento. O ponto de encontro e de chegada dos mesmos será igual aos da maratona principal. A hora da partida será a mesma para a “Family Race” de 15 quilómetros, que irá percorrer o caminho até ao porto de Leixões e respetivo regresso. Mais tarde, por volta das 10h30 a Mini-Maratona “Fun Race” terá o seu começo, com o comprimento de 6 quilómetros que representam quase uma volta por fora do parque da cidade.

Respeitando as normas da International Association of Athletics Federations (IAAF) estarão espalhados pontos de abastecimento de cinco em cinco quilómetros. As primeiras esponjas irão aparecer no abastecimento do quilómetro 15. Já as primeiras comidas sólidas e bebidas Powerade só serão dirigidas a quem pretende correr a totalidade da maratona, apenas fazendo a sua aparição a partir do quilómetro 20. Os WC só estarão disponíveis nos quilómetros 15, 20, 25 e 40.

A organização irá ainda disponibilizar um guarda-roupa aos concorrentes e também chuveiros dentro do parque da cidade, para quem desejar utilizá-los no final da corrida. Além disso, haverá chá e café para os participantes junto do ponto de partida.

Para além das corridas, a organização do evento ainda previu uma “Expo Maratona” localizada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a decorrer nos dois dias anteriores ao evento, sexta-feira 6 e sábado 7 de novembro entre as 10h e as 19h. Aí, pretende-se receber os participantes e expô-los a uma variedade de ofertas que estão relacionados com o running. Também aí será possível levantar o kit de participação bem como proceder à recolha de todo o tipo de informação sobre o evento.

Também na exposição, entre as 12h e as 16h do dia 7, irá decorrer o “Pasta Party”, onde os corredores poderão provar uma refeição de massa própria para atletas, rica em hidratos de carbono para providenciar energia para o dia seguinte. Ao final da tarde haverá um concerto de fado para todos participantes.

A 12.ª edição da Maratona do Porto é organizada, uma vez mais, pela Runporto com parceria da EDP e Câmara do Porto.