O Portugal Fashion comemora as bodas de porcelana. São 20 anos de moda, 20 anos de Porto, 20 anos de história e só existem motivos para celebrar. Celebration é assim o tema desta edição.

Pedro Pedro abriu a noite de quinta-feira, 22 de outubro, com uma coleção dedicada às mulheres. The lady in question é uma coleção inspirada em referentes clássicos que une o informal, à sofisticação e à sexualidade. De regresso ao Portugal Fashion, Pedro Pedro aposta em cetins, seda, linho, algodão, redes e rendas abstratas. As cores das peças, do preto ao branco são sóbrias e deixam sobressair transparências. Os sapatos, fundamentais na coleção de Pedro Pedro, deram o toque de cor que contrastava com a sobriedade das peças.

Júlio Torcato que esteve sempre associado ao Portugal Fashion, regressa nesta edição com uma novidade. Para a primavera-verão 2016, o criador apresenta uma mini coleção de mulher juntamente com a de homem – Tríptico. Segundo o estilista “tríptico porque é inspirado na arte gótica, nos trípticos da arte gótica”. Miguel Viana, Vera Deus e Nélson Vieira personificaram o homem urban tailoring, a mulher em ambiente dark e o homem urban oversized, numa palete de cores onde predomina o cinza, o negro e o azul.

Anabela Baldaque comemora 30 anos de carreira. Para celebrá-los criou a coleção Em nome próprio. Fluída, romântica, divertida e colorida conjugando materiais como seda e cambraias a coleção de Baldaque deixou brilhar a personalidade e a alma das manequins.

Elsa Barreto estreia-se no Portugal Fashion e apresentou uma coleção inspirada na arte contemporânea. Elsa elegeu a arte da arquitetura, pintura, da escultura. “Isso vê-se nas linhas que são muito geométricas. A pintura de Pedro Guimarães está também representada na sublimação dos tecidos”, explicou ao JPN a estilista. 

Fátima Lopes encerrou a noite com uma coleção onde sobressaiu a simplicidade das formas, mas com sinais de sofisticação vistos nos plissados discretos, detalhes gráficos, ombros e costas nuas. Os intemporais preto e branco fizeram-se acompanhar com cores primaveris como o verde e o lilás e de cores glamourosas como o dourado e o prateado.

Enquanto isso, nos bastidores

Enquanto os desfiles decorrem, há todo um trabalho que é preparado ao pormenor. Ao contrário do que é esperado, o ambiente nos bastidores do Portugal Fashion é surpreendentemente calmo, mas cada um cumpre afincadamente a sua tarefa. Ao entrar é impossível ficar indiferente ao aparato: cabeleireiros, maquilhadores e mesas fartas de produtos de coméstica e beleza distribuem-se pelo espaço. No ar paira o cheiro a laca e o calor dos secadores e modeladores.

Cada modelo é rodeado de pelo menos duas pessoas, que se esforçam para que os mínimos detalhes fiquem perfeitos. Tudo isso, sempre sob o olhar atento dos criadores.

Se no lado direito da sala são os cabeleireiros que chamam a atenção de quem observa, do lado esquerdo, está a razão de ser do Portugal Fashion. É lá que estão penduradas, nos cabides, todas as peças. Os manequins despem-se e vestem-se rapidamente e fazem-no vezes sem conta. Tiram selfies, dão entrevistas e posam para os fotógrafos.

As peças têm também quem zele constantemente por elas. Se os secadores nunca pararam de trabalhar, os ferros de engomar não tiveram melhor sorte. Cada vinco foi passado e repassado para cair nas modelos como uma pluma.

Numa pausa finalmente conseguida, Pedro Pedro conta ao JPN que a noite é de facto muito especial, não só porque volta a estar no Portugal Fashion, mas porque a sua mãe está na plateia, o que não acontecia há cinco anos. Por estar sempre muito atarefada, não foi possível falar com Anabela Baldaque.

Ao lado de Anabela, encontra-se Elsa Barreto. “Só agora é que me caiu a ficha”, diz ao JPN. A breves instantes de entrar, percebeu a dimensão de apresentar pela primeira vez uma coleção no Portugal Fashion. Por outro lado, Fátima Lopes estava no seu espaço muito descontraída. “O que mais quero é divertir-me”, declara. Apesar do ambiente dark de Júlio Torcato, o criador permaneceu sempre animado, relaxado e feliz.

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015

Portugal Fashion 2015