Ao todo foram 14 os desfiles e 23 as marcas que fecharam o terceiro e último dia do Portugal Fashion na cidade Invicta. Estilistas como Nuno Baltazar, Carlos Gil e Luís Buchinho apresentaram as propostas para a primavera-verão 2016. As coleções de vestuário, calçado e acessórios ficaram marcadas por padrões étnicos, cores quentes e fortes, tons pastel e matérias primas naturais.

Pela passerelle passaram várias caras conhecidas dos portugueses como os atores Lourenço Ortigão, José Carlos Pereira, Pedro Barroso e Bruno Cabrerizo e ainda o surfista Garret McNamara. As figuras públicas deixaram os convidados de olhos postos nas coleções de Lion of Porches, AMBITIOUS, Vicri e Dielmar. No sábado, o concurso Bloom continuou a dar espaço para que os jovens designers pudessem mostrar o seu trabalho. Mafalda Fonseca, Inês Marques, Modatex e ESAD foram alguns nomes que ocuparam o espaço Bloom na Alfândega do Porto.

Nuno Baltazar

Inspirado no 30.º aniversário do filme Out Of Africa, Nuno Baltazar estreou o último dia do Portugal Fashion ao apresentar a coleção MSABU. As vivências de Karen Blixen, no Quénia, foram o ponto de partida para as suas criações. Detalhes sofisticados e elementos easywear fundiram-se em peças que evocavam, a partir das cores e texturas, a tribo Kikuyu. As opções apresentadas foram marcadas por silhuetas acentuadas e decotes em V com uma palete de cores variada, entre os tons quentes, como a terracota e diospiro, a tons como o branco pérola. Depois de oito anos a apresentar as suas coleções na ModaLisboa, Nuno Baltazar regressou em outubro do ano passado aos desfiles do Portugal Fashion. 

Luís Buchinho

Club foi a coleção apresentada por Luís Buchinho, inspirada nos anos 80. As propostas focaram-se nos três fortes movimentos daquele tempo: a femme fatale de preto, o lado andrógeno das primeiras boysbands e o apogeu da excentricidade da moda. Os casacos, saias, vestidos e calças “quebradas” contrastaram com os ombros arrojadamente exagerados e as silhuetas masculinas, que se materializavam em casaco oversized.

Sendo as bandas dos anos 80 um dos pontos de partida do criador, as cores e estampas gráficas usadas remetiam para as capas de álbuns da época  que se aliavam a materiais como o couro, a seda e o chiffon. Numa viagem de regresso ao passado apresentada no Quartel Serpa Pinto, as propostas de Buchinho foram inspiradas na época em que a sua paixão pela estética visual emergiu.

Shoes

Do desfile Shoes fizeram parte seis marcas. A coleção AMBITIOUS para a primavera/verão 2016 teve como principal fonte de inspiração as galáxias longínquas. A coleção de calçado de homem deu força a pormenores de cores intrínsecas ao verão, bem como a materiais que remetiam para outros planetas. 

Já a DKODE optou por propostas que coligaram estilos mais clássico e divertidos, numa coleção boémia e romântica. Os tons pastel foram destacados em saltos e solados, concedendo um ar girly e naive. Também os tons camel e o saffron complementaram a coleção num toque mais irreverente e vibrante. Os materiais variaram entre peles soft e encorpadas com superfícies lisas ou texturadas.

Para esta temporada, a FLY London apostou em plataformas excêntricas, com inspirações tribais e mosaicos de cores vivas. Tendo os anos 70 como base das criações, as propostas da marca de calçado feminino e masculino e ainda de acessórios pretenderam fugir à realidade comum. A JJ Heitor Shoes apresentou uma coleção de sapatos com detalhes femininos dos tempos modernos. As inspirações masculinas não passaram em branco nas propostas: construções clássicas e elegantes, sapatos oxford e botas em pele compuseram a linha shoe for trendy. Já a shoe for light focou-se em plataformas baixas, com acabamentos de qualidade que mistura o conforto com a casualidade.

Os desenhos clássicos com toques contemporâneos marcaram a linha de J. Reinaldo. A marca 100% portuguesa apostou em modelos reinventados Goodyear, sandálias e sneakers, em peles gravadas de crocodilo. Foi no festival de música Burning Man que a NOBRAND se inspirou para a sua coleção “High on Summer”. Numa combinação de realidade com fantasia, o calçado apresentou cores vibrantes, texturas inesperadas e padrões étnicos e florais.

Luís Onofre

Para a coleção “Earth & Fire” Luís Onofre usou elementos triangulares e quadrangulares para representar esses mesmos conceitos: a terra e o fogo. A coleção cruzou formas, cores e materiais em plataformas pujantes, saltos agulha e rasos. Também as cores escolhidas remetem para os dois dos quatro elementos – castanho e bege para a terra e o branco que reflete a inocência do ar. Dos materiais usados, destacam-se as camurças, os cetins, aplicações metálicas e cristais Swarovski. O criador apostou também numa linha de malas em materiais nobres associados à marroquinaria.

DIELMAR

Foram duas grandes tendências que inspiraram a coleção primavera/verão da DIELMAR: a tendência “happy”, que se opõe à “austera” provocada pela crise económica. Com um estado de espírito utópico e toques pop, a coleção deu grande importância às cores na moda masculina. A paleta com baseada nos Jogos Olímpicos, azuis mar, vermelhos “bubblegum” e amarelos revelam uma abundância de clássicos de luxo e uma essência primaveril. Também os castanhos açucarados e os cinzentos conferiram um ar neutro às peças. Já a silhueta apresentada foi destruturada com linhas que seguem o corpo e ombros descontraídos, através de matérias-primas naturais. A modernidade foi assegurada pela atenção aos detalhes e pormenores subtis.

Lion of Porches

A marca de inspiração britânica usou o tema Urban Surf para a criação de uma coleção de verão descontraída e contemporânea. Uma mistura de conceitos de lifestyle cosmopolita com um toque mais sporty, foram a aposta de Lion of Porches para a celebração de um estilo de vida moderno e saudável. As opções foram desta vez menos clássicas, fundindo padrões de riscas náuticas com motivos florais e padrões étnicos africanos. As matérias-primas utilizadas foram as lãs com bambu e linhos e as cores, vivas e radiosas, deram um ar otimista à coleção.

Carlos Gil

Foi Carlos Gil quem encerrou esta edição do Portugal Fashion. The New Sartorial é simultaneamente costureiro, escultor, pintor e arquiteto e cada peça é um meio de reflexão para o criador, onde tons neutros se misturam com cores vibrantes. A silhueta feminina apresentada foi estruturada com uma mistura de curvas, diagonais e retas. A pureza e perfeição do corte de alfaiate é mantida, mas reinventada em The New Sartorial, através de pormenores, texturas e cortes. Na coleção, o criador joga também com linhas para criar perspetivas e tridimensionalidade.

Foram 25 mil pessoas que passaram por Lisboa e Porto na 37.ª edição do Portugal Fashion. O evento contou com marcas e estilistas portugueses que apresentaram as suas propostas para a primavera/verão de 2016.

Shoes

Shoes

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar

Luís Onofre

Luís Onofre

Luis Buchinho

Luis Buchinho

MacNamara em Lion of Porches

MacNamara em Lion of Porches

dielmar

Dielmar