A paixão por uma acrobata voadora, dois cosmonautas sonhadores, uma criatura misteriosa na praia, planetas com seres gigantes presos no gelo ou ainda perseguições a criminosos. “Que Futuro?” marca a estreia 14.ª edição da Festa Mundial da Animação, já esta quinta-feira à noite. Inserida no Ciclo Futuro, organizado pelo Cineclube do Porto, a iniciativa pretende dar a conhecer cinco curtas de animação de diferentes autores.

Além disso, a festa assinala também a 3.ª edição do Prémio Nacional de Animação (PNA) criado em 2013 pela Casa da Animação. De forma a reconhecer a qualidade dos artistas de animação portugueses, a sexta-feira será marcada com as sessões competitivas aos prémios na categoria de oficinas, escolas e profissionais. Para cada categoria serão seis os filmes candidatos, que concorrem também ao prémio do público, atribuído a nível nacional pela audiência presente nas sessões. No sábado dia 31, é dia de entregar os prémios aos vencedores.

Sábado é também um dia dedicado ao trabalho que é feito lá fora. Às 15h a Agência da Curta vai apresentar Short Circuit, um circuito animado de curtas e às 16h30 a ASIFA POLAND vai propor os filmes polacos mais emblemáticos do ano. Ao final da tarde será apresentado o “Best of Estugarda“, a seleção das melhores curtas de animação do festival Internacional de Animação de Estugarda de 2015. A noite de sábado será dedicada aos seis melhores filmes europeus do ano e ao vencedor do Cartoon d’Or.

Os mais pequenos também terão lugar de destaque. O evento inclui um programa pensado para os mais novos, com filmes interativos e recorrentes à animação, no sábado e domingo de manhã. Já os jovens poderão usufruir de um programa dedicado ao seu enriquecimento cultural, domingo às 15h.

A programação da Festa Mundial da Animação conta também com algumas oficinas e atividades. A “Animation Jam: 12 badaladas/ 12 desenhos” é uma delas e oferece quatro sessões, duas no dia 30 e outras duas no dia 31. Animadores e realizadores vão propor aos participantes que coloquem “as mãos no filme”, com a criação de 12 frames de animação. A participação é gratuita. Quem quiser criar uma “lanterna mágica” poderá fazê-lo no sábado de manhã, na oficina de lanternas mágicas. A inscrição tem um custo de cinco euros.

No mesmo dia, às 14h30 a oficina de máscaras e pixilação vai colocar à prova a imaginação dos participantes e transportá-los para outra dimensão. A inscrição tem, tal como na oficina anterior, o valor de cinco euros. Se a animação em 3D for uma área cativante, os interessados poderão participar, gratuitamente, no workshop de técnicas e truques de Blender. Jorge Ribeiro e Emanuel Barros vão transportar os participantes para a magia da criação de um filme animado às 15h.

O programa inclui ainda uma conversa com autores conduzida por Miguel Pires Matos, realizador de cinema de animação e diretor da Casa da Animação, às 17h30 do dia 31, uma performance no mesmo dia de três artistas, Ícaro, Joana Rodrigues e Pedro Magano e também uma festa na noite de sábado. “Ifting Split” será a exposição apresentada nos quatro dias da festa.

Tendo como mote o Dia Mundial da Animação, celebrado a 28 de outubro, o evento dedica-se a promover o cinema de animação. Na cidade do Porto, a festa arranca para quatro dias cheios. A Casa das Artes será, uma vez mais, o local eleito para acolher todas as atividades e conta com o apoio da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), em parceria com o Cineclube do Porto. A inscrição tem o valor de um euro para o público geral.