No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental a Rede de Apoio a Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental na Área Metropolitana do Porto (RARP-AMP) organizou uma variedade de atividades para informar a população sobre o tema das doenças mentais. Uma das atividades seria a realização, na manhã do dia 31 de outubro, de um logótipo humano a propósito do lançamento do World Dignity Project. No entanto, devido às condições climatéricas apontarem para a previsão de chuva aquando do evento, a organização informa por comunicado que o mesmo terá de ser adiado.

O agendamento de uma próxima data para a realização da atividade ainda está por determinar mas, uma vez que envolve a participação de mais de 500 pessoas e 25 instituições, prevê-se que se realize numa altura em que o tempo não seja tão incerto. O World Dignity Project, um movimento mundial para combater o estigma relacionado com a saúde mental foi lançado pela World Federation for Mental Health (WFMH) e seria apresentado dia 31 de outubro na praça D. João I, com a formação de um logótipo humano registado em vídeo.

O lançamento da campanha em Portugal ia contar com a presença do presidente da World Federation for Mental Health, Gabriel Ivbijaro. No entanto, o mesmo vai participar nas atividades que vão decorrer, no próximo dia 30, na Universidade Católica do Porto (UCP). Assim, durante a sexta-feira vão decorrer na UCP dois fóruns sobre a temática da saúde mental, o Fórum Dignidade em Saúde Mental, das 8h30 às 16h e o Primeiro Fórum Português de Saúde Mental e Empresas, das 17h às 19h15.

A atividade da criação do logótipo humano contava com a parceria da Porto Lazer, bem como do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade do Porto e da Universidade Católica do Porto.