O “Young Creatives” é um concurso destinado a jovens que, como o nome indica, sejam criativos. Tem final marcado para as 18h do dia 9 de novembro mas até lá está aberto a jovens designers profissionais de agências criativas ou digitais, ou freelancers da área com portfolio profissional a apresentar. Esses só podem ter idade até aos 28 anos e devem procurem libertar a sua arte e colocá-la ao serviço do desenvolvimento da indústria da comunicação empresarial. O JPN falou com Ana Paula Costa, representante da Young Lions Portugal, da Multimedia Outdoors Portugal (MOP), entidade organizadora deste evento.

Esta iniciativa “tem-se realizado de forma anual” e vai agora na sua quinta edição. Segundo a responsável, “o objetivo é dar palco a jovens profissionais que estão a iniciar a sua carreira na comunicação comercial” e representa uma enorme oportunidade “para quem quer desenvolver a sua carreira nessa área”. Tendo em consideração que o programa tem como patrocinador principal a Caixa Geral de Depósitos, são vários os pedidos feitos aos participantes. O objetivo desta edição em particular é apresentar “conceitos criativos para a valorização de marca dos vários festivais em que a Caixa durante o ano está envolvida, mais especificamente o Rock in Rio“.

O que é então pedido em concreto? “A marca é quem faz o briefing, neste caso é a Caixa Geral de Depósitos“, esclarece Ana Paula Costa. Em primeiro lugar, o desenvolvimento de duas campanhas publicitárias, uma de produtos associados aos festivais e outra relativa à compra dos bilhetes. Depois, ainda é pedida a elaboração de sugestões sobre espaços, brindes e ativação digital do evento. “Pretendemos que seja apresentado em powerpoint para que seja bem definido aquilo que é o conceito, a estratégia da ativação de marca, e aí estamos à espera da criatividade de quem se quer candidatar”, menciona a representante. O projeto não tem que ser submetido de forma visual, só tem que ser devidamente explicado: “Como funciona, de acordo com o que propõem” e também ter uma estratégia e tática muito clara.

Eurobest

A participação vencedora do concurso a nível nacional terá a oportunidade de se deslocar até à cidade belga de Antuérpia para representar Portugal no âmbito do Eurobest, festival da indústria criativa e publicitária, a realizar-se este ano entre os dias 1 a 3 de dezembro. O festival foi o primeiro na Europa a recompensar a criatividade europeia a grande escala, tendo-se realizado em Londres pela primeira vez no ano de 1988.

Os trabalhos irão ser avaliados por um júri que irá contar com a presença da própria marca, como seria de esperar, em conjunto com 28 diretores criativos das maiores agências da indústria a nível nacional. Juntos, irão discutir entre si qual será a dupla que irá representar o país até à cidade de Antuérpia para o evento a nível europeu, o Eurobest (ver caixa). Os resultados serão desvendados a dia 18 de novembro.

Ana Paula Costa apela à participação dos jovens à iniciativa. Para ela, isto é no fundo uma montra onde “para além de representar o país”, do ponto de vista de currículo profissional “é a oportunidade de estar num palco internacional e de o aproveitar para fazer uma carteira de contactos”, de se “mostrar, criar até algum sentido de comunidade com os seus pares” que estão na mesma fase de vida, na mesma área profissional. “É uma experiência intensa. Tem todo um leque de oportunidades que podem ser potenciadas em favor de si próprio”, conclui.

Este evento encontra-se organizado pela Young Lions Portugal, da Multimedia Outdoors Portugal (MOP). Na edição de 2014, quem ganhou foi a dupla
Inês Meireles e Nuno Dores da Lola Lisboa, com o projeto “Lisboa dá-te luz”  Tem como patrocinador principal a Caixa Geral de Depósitos, que tem como objetivo nesta iniciativa melhorar a perceção da marca em atributos como modernidade, juventude, dinamismo e inovação.

Mais informações sobre o regulamento e objetivos, assim como o briefing e a ficha de inscrição podem ser visitados aqui