Depois de um longo processo de recrutamento, que levou alguns meses, a associação começou finalmente esta semana, mais precisamente no dia 2 de novembro, a dar os primeiros passos nas explicações. Para melhor perceber esta ação, o JPN esteve à conversa com Mariana Bernardo, presidente do Já T’Explico que não esconde a satisfação com o arranque definitivo do projeto. “Começar é o que nós mais queríamos”, confessou.

As explicações têm lugar na Biblioteca de São Lázaro e na Casa das associações. Ambos os sítios são de fácil acesso, dado a sua proximidade a transportes públicos.

Inscrições

Se conhece alguma criança que precise de explicações pode enviar o mail para o [email protected] ou contactar o Já T’Explico através do 937474150. Todas as segundas, quartas e sextas as explicações são dadas na Biblioteca de São Lázaro e às terças, quintas e sextas é na Casa das Associações que recebe as crianças e os voluntários.

O projeto já conta com 31 associados e 51 voluntários. “O que me motivou foi a vontade de ajudar”, contou Inês Viana, uma das voluntárias. Salientou, ainda, que se sentiu particularmente atraída pelo facto de a associação atuar no seio de crianças carenciadas, sem apoios. Considerou, por isso, a ideia do projeto interessante já que permite colmatar necessidades ao nível educativo. “As crianças são o futuro do país por isso é imprescindível investir na educação”, sublinhou a estudante.

Os resultados do Já T’Explico já se fazem sentir nos comentários positivos, tanto de voluntários como das próprias crianças, às explicações dadas. Mariana Bernardo contou que é notória a felicidade e o à vontade com que as crianças se sentem ao estarem com os voluntários. Inês Viana não deixou de ressalvar o facto de este ser um processo de aprendizagem mútuo porque ao contactarem com estas crianças, os próprios voluntários conhecem uma nova realidade.