As candidaturas dos trabalhos a concurso terminaram a 1 de setembro e esta sexta-feira, foram finalmente revelados os vencedores dos prémios de jornalismo atribuídos pelo Jornal do Fundão. Esta é já a 2.ª edição do concurso “Prémios de Jornalismo Jornal do Fundão” que tem como objetivo, como se lê no site do jornal, “reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos desenvolvidos por  jornalistas detentores de carteira profissional e por estudantes do ensino superior dos cursos de Ciências da Comunicação, Comunicação Social e Jornalismo”.

Assim, a reportagem da TSF “A Escola faz a Diferença”, da jornalista Teresa Dias Mendes, com sonoplastia de João Félix Pereira arrecadou o Prémio António Paulouro, tendo sido distinguida como o melhor trabalho jornalístico profissional.

O Prémio Ensino Superior foi entregue à reportagem “Não é o bairro que me define“, publicada no Jornalismo Porto Net (JPN) e realizada pelos estudantes da Universidade do Porto (UP) Afonso Ré Lau, Ana Rita Gouveia, Carla Santos, Joana Inês Moreira, Sara Gerivaz e Viktorya Zoriy.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas. Uma delas novamente a uma reportagem do JPN, realizada por Afonso Ré Lau e Ricardo Couto intitulada “40 anos do 25 de Abril“. A segunda foi atribuída a João Almeida Dias, com a reportagem “Marta fez limpezas e pagaram-lhe com comida”, publicada no site 1001 noites.

Além de reconhecer o trabalho jornalístico desenvolvido no país, os Prémios de Jornalismo Jornal do Fundão pretendem “enaltecer o jornalismo de proximidade”, sendo que as reportagens vencedoras centram-se em temáticas locais e regionais.

A atribuição destes prémios resultou da análise e reflexão de um júri composto por sete elementos – professores universitários e jornalistas – entre os quais a jornalista Fernanda Gabriel, presidente do júri, os jornalistas Faria Artur, Nuno Francisco e Fernando Paulouro Neves e ainda os professores e investigadores Paulo Serra e Anabela Grandim, da Universidade da Beira Interior (UBI) e Manuel Pinto da Universidade do Minho (UM).

A cerimónia de entrega de prémios será realizada em dezembro com data ainda por definir.