Os óculos e a máquina de escrever do poeta português são alguns dos vários objectos presentes na exposição “Orpheu e a sua época”. A iniciativa pretende trazer um dos maiores rostos da literatura portuguesa à memória dos visitantes.

Além dos bens do autor do “Livro do Desassossego”, é também possível apreciar uma escultura de Mário Cesariny e os exemplares das três edições da revista Orpheu. Os objectos em exposição foram concedidos pela Casa Museu Fernando Pessoa, em Lisboa, e pela Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão.

Antes da exposição, o professor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto (UP), realizou uma conferência sobre o centenário da revista literária. Para o docente, a publicação provocou um verdadeiro “terramoto cultural”, motivo pelo qual importa relembrar a sua importância.

O programa de eventos incluiu também a projecção do “Filme do Desassossego” e contou com a presença do próprio realizador, João Botelho. O cineasta concebeu o filme a partir do “Livro do Desassossego” e pretende relembrar como Fernando Pessoa “transformou a língua portuguesa em música”.

A sessão terminou com a inauguração da exposição e com a leitura de poemas de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Ângelo de Lima e Ronaldo de Carvalho, os principais vultos do Orpheu. Com entrada gratuita, a exposição vai estar aberta ao público até ao dia 15 de dezembro, das 10h às 18h na antiga sala de mineralogia da reitoria.

Veja aqui os principais objetos da exposição

(Para ver em grande clique numa das imagens à escolha)