Facilitar a entrada dos estudantes no mercado trabalho é, para a Federação Académica do Porto (FAP), um objetivo que tem passado pela organização anual do “Roteiro do Emprego”. Este ano a iniciativa foi desdobrada em dois momentos, sendo que o primeiro aconteceu em abril deste ano. Agora, o roteiro volta para a segunda parte da edição e irá decorrer entre os dias 11 e 12 de novembro, quarta e quinta-feira. Nesses dias estarão disponíveis dois workshops abrangentes a todos os estudantes do universo da FAP, independentemente da sua instituição ou área.

“A ideia não é nova”, explicou Susana Alves ao JPN, referindo que já no passado, a instituição tinha vindo a realizar algumas formações e workshops relativos ao emprego. A responsável pela organização do evento mencionou mesmo que o próprio nome ‘Roteiro do Emprego’ já existia como iniciativa, mas afirmou que a forma como tinha sido realizado “era diferente”, tendo-se diversificado ao longo dos anos.

Segundo a mesma, o evento antigamente chegava a ocupar duas semanas, mas era a única altura do ano em que era realizado. Desta forma, Susana Alves clarificou que, apesar do termo ‘Roteiro do Emprego’ não ser exclusivo a esta edição, esta nova versão do evento é e teve a sua origem em abril. “Desta vez nós tentámos dividir um bocado as atividades”, referiu a responsável. O sistema está agora assente em “duas sessões de dois workshops”, cujas datas já tinham sido programadas pelo executivo da FAP na sua entrada em funções, tendo sido definida “uma em abril” e outra para “algures entre outubro e novembro”.

Inscrições

Apesar de ambos eventos terem entrada gratuita e aberta a estudantes de toda a academia, os dois encontram-se limitados à lotação existente.

No caso do primeiro evento esse mesmo limite é correspondente à lotação da sala. Para o segundo, a mesma lotação está limitada a 20 pessoas o que torna a inscrição para o evento obrigatória.

Desta feita, aconselha-se vivamente aos interessados que prossigam para a realização da inscrição nos formulários disponibilizados pela FAP o mais rapidamente possível. No caso do primeiro workshop, a inscrição poderá ser realizada aqui, enquanto que a inscrição para o segundo evento está disponível aqui.

A edição de estreia do novo formato, no passado mês de abril, decorreu então, como já tinha sido indicado, com duas formações. As mesmas estavam relacionadas com “entrevistas de emprego, preparação de currículo e cartas de motivação”. Estas atividades de emprego e empreendedorismo, segundo Susana Alves, são as mais bem-sucedidas da FAP. Para a primeira edição deste novo formato do “roteiro”, foi conseguida uma forte adesão, com “cerca de 50 estudantes em cada um” dos workshops. “Os estudantes gostaram imenso”, sublinhou a mesma.

Assim, motivados com a boa adesão, confirmou-se a repetição da iniciativa para este mês de novembro. Assim, os workshops irão decorrer durante as tardes dos dois dias referidos, 11 e 12. A primeira atividade terá início por volta das 16h do dia 11 e terá como tema “Como preparar uma entrevista de emprego”. A cargo do orador José Silva, representante do website Emprego.pt, a sessão irá decorrer na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e terá uma duração prevista de cerca de 1h30. “Descobrimos esse contacto através da Reitoria da UP que também já trabalhou com ele”, notou a organizadora. Para além da preparação dos jovens às entrevistas de emprego, a conversa também irá recair sobre o estabelecimento de um “rapport” com o recrutador. Trata-se de criar um laço com a pessoa encarregue do recrutamento de forma a conseguir as melhores hipóteses de conseguir o posto pretendido.

O segundo workshop, no dia seguinte, tem início previsto para as 14h30 e pretende estender-se até às 16h30. O workshop será dado por Filipa Heitor, psicóloga e coordenadora do Gabinete do Estudante do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Nos Serviços da Presidência do IPP, a coordenadora irá discursar sobre a procura de emprego e irá ajudar os 20 estudantes presentes (número máximo de participantes para este workshop) a criarem um “Plano de Empreendedorismo Pessoal”.

No final das sessões, será entregue aos participantes um “certificado de participação”, emitido pela organização. Abertos a todos os estudantes da FAP, Susana Alves salientou que o executivo estava a fazer esses workshops para “todas as entidades orgânicas que constituem a Academia do Porto”, de forma a tentar “chegar mais perto dos estudantes”.