Começa já esta terca-feira, dia 10 de novembro, o ciclo de cinema “Grande Plano” que irá homenagear o falecido cineasta portuense Manoel de Oliveira. Até 12 de dezembro, a cidade do Porto vai ser preenchida com as mais variadas obras do mesmo.

Esta homenagem transcreve-se numa retrospetiva de toda a obra do realizador falecido a 2 de abril deste ano. Para tal, a retrospetiva irá dividir-se em mais de 30 sessões. Estas mesmas irão espalhar-se em quatro sítios, que se uniram neste esforço para celebrar a vida e o trabalho de uma pessoa que conseguiu elevar o cinema português e pô-lo no mapa internacional. Os quatro lugares que irão receber as peças de Manoel de Oliveira são o auditório de Serralves, o cinema Passos Manuel e os dois teatros que compõem o Teatro Municipal do Porto: o Rivoli e o Campo Alegre.

Preços

A título individual, cada sessão terá um custo de 3 euros. Para a ocasião, também foi criado um passe com o valor de 30 euros que cobre todas as sessões que irão ocupar o Rivoli, Passos Manuel e Serralves, num total de 34 sessões. As quatro sessões no Campo Alegre, da Medeia Filmes, apesar de não estarem incluídas no passe terão ainda assim o mesmo custo.

Esta retrospetiva, que será a primeira a título póstumo, apresentará a totalidade da obra de Manoel de Oliveira na sua ordem cronológica de realização. Também se destaca a existência de uma “mesa redonda” sobre o trabalho do realizador, a tomar lugar no Rivoli, às 22h do 10 de dezembro. Esta iniciativa foi desenvolvida pelo Pelouro da Cultura da câmara do Porto em conjunto com a Fundação de Serralves.

A primeira sessão do ciclo, a realizar-se pelas 19h do dia 10 de novembro, irá decorrer no auditório de Serralves e consistirá na apresentação de quatro curtas: “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Hulha Branca” (1932), “Já se fabricam automóveis em Portugal” (1938) e “Famalicão” (1940). Já a última sessão, no dia 12 de dezembro, começará bem cedo no Rivoli, por volta das 14h30, onde será possível assistir à exibição de sete curtas e quatro filmes de longa-duração.

Durante este mês de homenagem, serão mais de 50 peças exibidas, executadas pelo ícone do cinema português. Dos dias com eventos, incluindo sessões que decorrem no mesmo dia, estarão 12 sessões em Serralves, 11 no Rivoli, 8 no Cinema Passos Manuel, e 4 no teatro do Campo Alegre. Para mais informações sobre os sítios onde se realizarão cada sessão em cada dia, é possível consultar a programação total aqui, onde também está disponível uma pequena sinopse de cada peça.