Se já começou a pensar nas prendas de Natal, mas ainda não teve ideias, a Porto Book Stock Fair pode dar-lhe a solução. Pela quarta vez, a iniciativa anual volta a rechear o Pavilhão Rosa Mota com livros, livros e mais livros.

Entre mais de 150 editoras nacionais e estrangeiras, este ano há uma novidade: pela primeira vez, a iniciativa literária conta com a parceria de editoras de nuestros hermanos. “Estamos a explorar uma nova vertente de negócio que é a hipótese de organizarmos este evento também em Espanha, nomeadamente em cidades mais fronteiriças, como Vigo, Santiago, Corunha, Badajoz. A ideia é um bocado tentarmos internacionalizar os eventos e fazer um ano em Portugal e um ano em Espanha”, explica Francisco Madruga, da Calendário de Letras, editora responsável pela organização do evento.

Sendo que “não é muito normal, só em cadeias específicas” existir livros espanhóis e visto que a cidade do Porto é cada vez mais um destino favorito da vizinha Espanha, a aposta em literatura de editoras espanholas pode chamar novos públicos à feira. “O público já está habituado a este tipo de eventos e é evidente que o facto de termos outras línguas nos permite saltar para públicos diferentes daqueles que são os públicos da lusofonia, brasileiros e angolanos nomeadamente, e potenciarmos potenciais compradores em línguas espanhola já que visitam o Porto com muita frequência e cada vez mais”, salienta Francisco Madruga.

Livros para todos os gostos, com os mais variados temas e assuntos. Desde a culinária à poesia, passando pelo ensaio ou pelo romance. Todos têm um livro reservado, até os mais novos. De acordo com o responsável pela organização o público, esse, é muito diverso. Se à semana quem visita o Palácio de Cristal são os jovens universitários e as pessoas com mais idade, ao fim de semana “vai a família quase completa, desde o avô até ao neto”. Para além disso esta edição apanha uma altura particular do ano, o Natal, o que fará acrescer a afluência.

Depois de três anos a promover a leitura no Palácio de Cristal, Francisco Madruga mostra-se satisfeito com os resultados e não prevê o contrário para esta 4.ª edição. “Os últimos quatro anos são uma ‘estagnação em crescimento moderado’. Não houve descida de vendas e muitas vezes temos de inventar novas formas de chegar ao público e evidentemente aqui o marketing e a inovação têm dado um contributo importante para isso”, indica.

Para quebrar o conceito tradicional de feira do livro, Porto Book Stock Fair tende a oferecer, a cada edição, algumas iniciativas paralelas que podem ser exposições, sessões de autógrafos, declamações de poesia ou ainda apresentações de livros. A 4.ª edição contará com a exposição da artista plástica Helena Veloso, através da mostra das ilustrações que fez para alguns livros infantis e juvenis.

Para além disso, os livros à venda podem ter um desconto até 80%, caso tenham mais de 18 meses. Uma boa oportunidade para começar a preparar as prendas do sapatinho, com entrada gratuita até ao dia 6 de dezembro. A Porto Book Stock Fair conta com a organização da Calendário de Letras, em parceira com a Porto Lazer e estará no Pavilhão Rosa Mota a partir de sexta-feira, das 10h da manhã às 20h.