A Câmara Municipal do Porto (CMP) informou esta terça-feira que, no próximo dia 18 de novembro, Manuel Aranha, sétimo da lista independente de Rui Moreira, vai tomar posse de um novo pelouro criado pelo presidente, designado de Comércio e Turismo.

O jovem engenheiro de 32 anos, formado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) seria o primeiro suplente da lista Rui Moreira: Porto o Nosso Partido que venceu as eleições autárquicas em 2013. Após a morte inesperada do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, na passada quarta-feia dia 11 de novembro, segundo a lei o sétimo da lista de Rui Moreira seria chamado para integrar o executivo.

Para além disso, no dia do falecimento de Paulo Cunha e Silva, a câmara do Porto informou, em comunicado, que o pelouro da Cultura teria ficado a cargo do presidente da autarquia, Rui Moreira, que decidiu manter toda a equipa, nomeadamente Guilherme Blanc, como seu adjunto. O último já assumia anteriormente essa mesma função com Paulo Cunha e Silva.

Desta forma, Manuel Aranha, membro do CDS, tomará posse de um novo pelouro criado, com funções antes desempenhadas por Rui Moreira. Ainda que o jovem engenheiro já tenha participado, em substituição do vereador Manuel Sampaio Pimentel, em várias reuniões de Câmara, Manuel Aranha nunca teve, até ao momento, competências executivas. De acordo com o comunicado da autarquia, a presidência da câmara espera que este jovem vereador se ocupe da “gestão de projetos e processos relacionados com o comércio e turismo”, alguns dos quais já se encontram a ser desenvolvidos. Estes projetos são definidos, segundo o presidente Rui Moreira, como de “primordial importância para a sustentabilidade do turismo e da vivência da cidade”.

Contudo o presidente da autarquia não abdica do “setor da atração de investimento que é articulada com a Invest Porto”, gabinete criado para esta área específica da economia. No entanto todos os outros pelouros e competências se mantêm inalteráveis.