O festival de Curtas Vila do Conde ainda agora mal terminou e já se começa a pensar na próxima edição. Depois da grande afluência de filmes na edição de julho deste ano – foram 2034 os filmes inscritos -, o festival de curtas-metragens dá novamente a oportunidade a todos os interessados de submeterem as suas obras já no final de 2015.

A iniciativa, que decorre entre os dias 9 e 17 de julho de 2016 no Teatro Municipal de Vila do Conde, terá a mesma estrutura de competição das edições mais recentes. Ao todo são seis as categorias disponibilizadas por este Festival Internacional de Cinema do norte. Desta forma, os trabalhos podem incluir-se na secção de Competição Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Curtinhas ou, ainda, na secção dedicada a filmes realizados exclusivamente por alunos do ensino superior, o Take One!.

Para além disso, dentro das seis categorias a concurso, a organização autoriza uma grande variedade de formatos, desde que os trabalhos tenham sido produzidos no último ano de 2015 ou no próximo, de 2016. O júri – grupo de profissionais de mérito na área – vão poder avaliar desde filmes experimentais, a ficções, documentários ou até animações tanto no formato digital (DCP ou ficheiros vídeo) como em película (16 mm e 35 mm).

Para cada categoria há uma atribuição de prémios distinta. Na competição Nacional, que, como o próprio nome indica, se dedica à projeção de filmes de produção portuguesa são dois os prémios: melhor filme e melhor realizados. Para além disso, os filmes sujeitos a este concurso concorrem também na competição Internacional. Esta categoria, que pretende apresentar “um conjunto de filmes de assinalável diversidade temática e geográfica”, tem cinco prémios para atribuir aos melhores dos melhores, prémios esses que elegem o melhor filme em competição, “curta”, documentário, filme de ficção e filme de animação.

Estas duas categorias vão poder passar também por outra avaliação, a do público, que vai distinguir o melhor filme de competição nacional e internacional.

A competição experimental distingue apenas o melhor filme experimental e é pretendido que o trabalho evidencie novas abordagens à imagem e que seja criativo e inovador. Por outro lado, a competição de vídeos musicais, que passou em 2014 a aceitar apenas trabalhos portugueses, tem como objetivo distinguir os melhores videoclips de bandas ou artistas nacionais ou realizados por autores nacionais. O melhor vídeo musical será escolhido por um júri específico.

Já a competição Curtinhas integra filmes para crianças e jovens, com duração máximo de meia-hora e o júri são os mais novos. Por último, a categoria Take One! é dedicada exclusivamente a trabalhos realizados por alunos que frequentem o ensino superior – nacional ou estrangeiro -, de nacionalidade portuguesa e a duração dos filmes é, também, de 30 minutos. É o único caso em que a inscrição é gratuita.

Incrições: Datas e preços

As inscrições têm data variada. Os interessados em competir nas categorias Internacional, Experimental e Curtinhas terão até ao dia 8 de abril de 2016 para submeterem os seus trabalhos. Já nas categorias de Nacional, Vídeos Musicais e Take One!, o prazo é alargado até ao dia 23 de maio do próximo ano.

Também o preço é variável e depende da altura do ano em que a inscrição for realizada. Os primeiros a entregar as propostas – até ao dia 15 de janeiro de 2016 – terão de pagar sete euros. A partir do dia seguinte até meio de março, o custo acresce dois euros, passando para os nove. Depois dessa data o custo é de doze euros.

O Festival de Curtas de Vila do Conde tem como principal objetivo “a divulgação e promoção de obras cinematográficas e audiovisuais selecionadas segundo critérios de qualidade, num evento que se centrará não só na descoberta de novos filmes e realizadores mas também no legado de obras de reconhecido valor”, como se pode ler no regulamento. Para realizar a inscrição basta clicar aqui.