O Natal já começa a sentir-se na cidade do Porto. O frio vai chegando e, aos poucos, as montras dos estabelecimentos da cidade vão sendo decoradas com luzes festivas e com os tradicionais símbolos: estrelas, sapatinhos ou pinheirinhos. E, todos os anos, a cidade veste-se de luz para receber a época natalícia.

Este ano são mais de 40 as ruas e praças da cidade que, na próxima sexta-feira, vão ser preenchidas de azul e dourado, cores tipicamente natalícias e predominantes na iluminação de 2015. De acordo com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Lazer, entidades responsáveis por vestir as ruas de luz, esta conjugação tem mesmo “a fama de ser perfeita” e, por isso, será essa a máxima. Para além disso, os milhares de pontinhos coloridos vão estender-se a quatro novas áreas da cidade, entre as quais a rua Ferreira Borges, Sousa Viterbo, Freixo e Estação e vão ser fiéis também à nova imagem gráfica do Porto.

Mas não são apenas as luzes de festa que vão marca o Natal na Invicta. Este ano a cidade oferece um roteiro de atividades natalícias recheado, que passa pela Avenida dos Aliados, Rotunda da Boavista, Praça da Batalha e, ainda, Praça Gomes Teixeira, mais conhecida por Praça dos Leões. Estes locais prometem animar os portuenses e visitantes e a diversão será, seguramente, garantida para toda a família.

O arranque da época natalícia está marcado para as 21h30 da próxima sexta-feira, com a inauguração da tradicional e inconfundível Árvore de Natal dos Aliados, que volta a ser instalada na Praça do General Humberto Delgado e terá fogo de artifício e música dos Retimbrar a acompanhar. Mas não será apenas a árvore a vestir este local da cidade, que deixa, normalmente, os portuenses sempre tão expectantes às novidades do Natal. Quem descer a Avenida dos Aliados poderá contemplar o trabalho do artista Hazul, intitulado Holon, que oferece duas interpretações: uma de dia e outra à noite.

Um pouco mais abaixo será o local escolhido para receber a divertida pista de gelo, que este ano passa da Praça D. João I para os Aliados. Já mais lá para o fundo, na Praça da Liberdade, Whispering Forest marca outra das surpresas natalícias. A instalação, de caráter imersivo e da autoria do coletivo Moradavaga, convida todos os curiosos a explorar o “bosque” de 41 árvores que, de acordo com o comunicado da câmara, “oferecerão diversas experiências, nomeadamente sonoras”. Os Aliados recebem, para além disso, Pedro Abrunhosa na noite da passagem do ano.

Já a Rotunda da Boavista vai ser transformada num local onde reina a fantasia, a diversão e a euforia. Desde os típicos carrosséis e carrinhos de choque, passando ao inovador cinema em 5D e a duas pistas de gelo natural, a Boavista será um local de magia, com direito a espetáculos e contos e também a uma casa do Pai Natal para os mais novos. Por outro lado, também a Batalha vai receber carrosséis e, a praça junto à Reitoria da Universidade do Porto será o local escolhido para receber o Palácio das Bonecas, que permitirá aos interessados realizar workshops temáticos aos fins de semana até ao dia 29 de dezembro.

Como não poderia deixar de ser, o Natal também é feito a “contar, dançar e cantar”. A cidade oferece, até ao dia de natal, espetáculos de dança, performances, novo circo e concertos de música. Uma das atividades de destaque vai para a viagem de elétrico ou para os contos de natal dos Aliados. O jazz será a banda sonora do sábado e a ópera do domingo, a partir das 15h30 “à entrada de um edifício emblemático da cidade”.

Também as feiras e os mercados vão desenhar o programa natalício, com propostas variadas e que podem ser excelentes presentes. A praça D. João I recebe a Artesanatus e a Praça dos Poveiros a 2.ª edição do Artes & Ofícios do Porto, ambas entre os dias 27 de novembro e 23 de dezembro. O Natal é motivo também para uma edição especial do Mini Porto Belo e do Flea Market, no Silo Auto, no dia 12 de dezembro.

Com a cidade vestida a rigor para receber o Natal, não há por onde escapar ao ambiente. As luzes apenas se apagam no dia 10 de janeiro do próximo ano. Segundo a câmara do Porto, o investimento da época, que inclui toda a programação, foi superior aos 118 mil euros, quase mais 20 mil do que em 2014, “num aumento integralmente suportado pela entrada de novos patrocinadores”.