Com 18 equipas de formação, o Salgueiros tenta combater os problemas financeiros e dar um novo alento ao clube a partir dos escalões jovens, que têm como objetivo  integrar a equipa sénior. Desde os cinco anos que os miúdos aprendem o valor do emblema que usam ao peito e são acompanhados pelos adeptos, estabelecendo uma relação de grande proximidade, onde a alma salgueirista passa dos mais velhos para os mais novos.

A alma salgueirista

Hoje em dia o Salgueiros não está entre os grandes nomes do futebol nacional, mas continua a ser um emblemático clube que dá que falar nos campos do Porto. Pedro Seixas, vice presidente do Salgueiros, conta que “muitas pessoas continuam apaixonadas pelo clube, seguem o clube religiosamente”. “O Salgueiros é paixão, acaba por ser aquela palavra que está sempre associada ao clube que é a alma”, reforça.

Apesar do percurso atribulado dentro das quatro linhas, o Salgueiros preservou valores que são considerados intemporais e que mantém a massa adepta orgulhosa nas várias equipas que o representam. Na 1.ª Liga ou Campeonato Nacional, até mesmo em pequenos torneiros, “este clube, quer queiramos quer não, é diferente de todos os outros, tem alma e os únicos valores que aqui não se admite falhar é alma e atitude em todos os jogos e treinos”, afirma Litos Boaventura, o treinador da equipa júnior A. É isto que todos designam por alma salgueirista, um amor incondicional ao clube, onde o respeito e orgulho em representar as suas cores são o mais importante.

A formação no Salgueiros

“A formação do Salgueiros é um histórico da formação do Porto, do norte. Neste momento não está no topo, mas está a apostar para voltar a ter escalões nos patamares que merece, que se calhar seriam os nacionais”, quem o diz é Litos, treinador de uma das equipas júnior.

Segundo o Vice-Presidente Salgueirista, “no panorama do futebol português a formação é decisiva”, devido sobretudo aos custos associados à tranzação de jogadores. Pelos mesmo motivos, inicialmente o Salgueiros foi constituído para dar seguimento e visibilidade aos jovens formados no próprio clube, para que estes tivessem mais uma oportunidade após atingirem a idade máxima da formação.

É entre as camadas jovens que surgem os pequenos diamantes, mas também é aqui que se cria “uma ligação jogador/adepto muito maior, porque há adeptos que acompanham estes miúdos desde os cinco anos”, revela Pedro Seixas, Vice-Presidente do Salgueiros. Dos infantis aos júniores, o amor à camisola é visível. João Santos tem 17 anos, há sete que representa o Salgueiros com muito orgulho. “Aprendi a ser mais humilde, a jogar mais em equipa, a pensar no coletivo e a honrar o clube”, conta.

O Capitão dos júniores A, João Morgado, sonha fazer parte do plantel da equipa sénior e descreve a formação do Salgueiros como uma família onde cresceu e aprendeu a ter “garra, atitude, humildade,que é muito importante no futebol”.

O futebol é uma indústria difícil para se vingar e fazer carreira profissional, mas são muitos os que o ambicionam nas camadas jovens do Salgueiros. Frederico Soares tem 18 anos, admite que pode arrumar as botas no final da época e já persegue um outro sonho, ser piloto da Força Aérea. “Tem momentos bons, momentos maus, somos unidos e damos tudo dentro de campo”, revela, sobre o percurso do clube.

Num clube como o Salgueiros é a paixão pelo futebol que mantém o clube vivo. Pedro Seixas, vice presidente do clube, acredita que “o Salgueiros tem que pensar em reconstruir o clube”. É necessário criar as condições necessárias para que a formação seja o mais eficaz possível.

São vários os exemplos de sucesso formados nos Salgueiros, mas nem sempre a aposta na formação é favorável ao clube. Pedro Seixas explica que “desde que passou a ser permitido todos os anos renovar os contratos é muito fácil um clube da primeira liga, com o nome que tem e o peso de jogar na primeira liga, vir a clubes que estão mais baixo roubar jogadores”, o que beneficia sobretudo os clubes grandes e da 1ª Liga que conseguem jogadores novos a preços muito mais baixos do que o normal.

Com mais de cem anos de história, o Salgueiros aposta no mais novos para voltar às luzes da ribalta. O sonho e a ambição comandam a paixão de todos os seus associados, que não esquecem so tempos de glória e sabem qual o peso do emblema portuense.