Após a fase de recrutamento, a Academia de Política Apartidária (APA) está de volta ao ativo. Ao JPN, Joel Pais, vice presidente do primeiro clube político da Universidade do Porto (UP), anuncia e dá detalhes sobre os quatro eventos programados para o primeiro semestre.

A primeira atividade já tem data marcada e insere-se na rubrica Conversas APARTE. Paulo Morais é o orador convidado da palestra dedicada ao tema “Corrupção na Política”, a realizar-se no dia 2 de dezembro, pelas 18h, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

As Conversas APARTE assemelham-se a uma aula em que o contacto com o orador é facilitado e o diálogo mais direto. A iniciativa já contou com a presença de diversas autoridades da política como: Augusto Santos Silva, que refletiu sobre a evolução da educação, Francisco Louçã, que trouxe o tema da reestruturação da dívida portuguesa, Paula Teixeira da Cruz, com a reforma da justiça e, mais recentemente, Marisa Matias, que falou da sua experiência de campo no conflito israelo-palestiniano.

Prevê-se, ainda, a realização de uma segunda Conversa APARTE, que se encontra em fase de planeamento por parte dos membros integrantes da APA.

O nascimento da APA

A ideia génese da Academia de Política Apartidária surgiu em 2010, quando Rosina entrou para a FEP e se apercebeu da falta de abertura ao diálogo político tanto nas cadeiras que frequentava, como nas associações estudantis disponíveis na UP. Imperava a necessidade de uma “escola” não tingida por uma só cor partidária e em que alunos com diferentes ideologias pudessem dialogar. No ano letivo 2011/2012, a APA estreia-se com PoliticaMente.

Os outros dois eventos inserem-se na categoria Política e Um Café, assim intitulada por se considerar, popularmente, que o eterno centro de debate de política eleito pela população é a mesa de café. Através destas atividade, a APA pretende propiciar, entre o orador e todos os presentes, uma conversa mais informal e fluída, em que o universitário pode ter contacto com opiniões de um público fora do meio académico.

Por norma, estes debates focam temas sociais e só no passado ano letivo já foram abordados, em diferentes sessões, temas como a violência doméstica, a precariedade da profissão de artista, a liberdade de imprensa, a adoção por casais homossexuais e a legalização das drogas.

Neste ano, o primeiro evento do género contará com as presenças do professor Carlos Silva (UMinho) e da professora Alexandra Oliveira (FPCEUP), que irão tratar do tema “A legalização do trabalho sexual”. O encontro seguinte dará voz ao professor Vasco Ribeiro (FLUP) e ao jornalista Júlio Magalhães, num debate sobre a influência dos media na opinião pública. A data de ambos os eventos será divulgada brevemente.

Além da realização destes eventos, a APA está decidida a dar continuidade ao projeto Politica-te, em que os membros da academia dão formações a alunos do ensino secundário de escolas da zona metropolitana do Porto, com o objetivo de os consciencializar e incentivar a sua participação na vida política. Joel Pais avança, ainda, a confirmação de que a Escola Secundária Garcia de Orta, que tradicionalmente valoriza a necessidade da formação política dos estudantes, vai ser uma das instituições a albergar este projeto no presente ano letivo.