No dia 30 de novembro, irá decorrer, como o JPN já tinha indicado, mais um Clube dos Pensadores (CdP). Mantendo-se pelas 21h30, como tem sido habitual, no Hotel Holiday Inn em Vila Nova de Gaia, esta edição do Clube será especial por se tratar do 100.º debate organizado por Joaquim Jorge.

Para celebrar esta ocasião, o convidado de honra da sessão será o antigo ministro da Economia, António Pires de Lima, que esteve em funções desde 2013 até ao final do passado mês de outubro. “Já andava para o convidar há muito tempo mas achei que este era o momento e ele aceitou”, revelou Joaquim Jorge, em conversa com o JPN.

Justificando a escolha, o organizador referiu que gosta de pessoas que “estejam na política mas que não dependam dela”. Por isso, o mesmo admite preferir políticos que possuam trabalhos e iniciativas nas sua vidas privadas em vez de se dedicarem unicamente à política. “Eu acho que só se deveria ir para a política se antes já se tivesse um emprego. Neste caso as pessos não estão dependentes da política, mas infelizmente a maioria dos políticos faz carreira política e não tem carreira privada”, explicou.

Nesta sessão, irá discutir-se, como seria de esperar, a temática da Economia atual. Além disso, também se pretende falar o momento político que o país está a atravessar, procurando-se saber qual a opinião do antigo ministro sobre este assunto.

Fora o ex-ministro, estarão presentes outros convidados para comemorar esta sessão especial do Clube. O primeiro deles é António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP). “Acho que é uma pessoa que tem feito um trabalho social, cultural, e até exemplar na Santa Casa da Misericórdia do Porto”, justifica Joaquim Jorge.

Maria Mercês Ferreira, vereadora da câmara de Gaia,  também é uma das convidadas cuja presença é explicada pelo organizador do Clube pelo mesmo se encontrar em Gaia e “procurar ter as melhores relações com as instituições locais”.

Além dos referidos, haverá ainda um membro duradouro do Clube: Mário Russo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). “O clube não é só Joaquim Jorge, há muita gente. Portanto convidei o Mário Russo, que é membro do Clube destacado”, referiu o fundador.

Por fim, o banco dos convidados também terá espaço para Mónica Gonçalves, diretora do Hotel Holiday Inn, que tem albergado as sessões do Clube há muito e com o qual Joaquim Jorge mantém uma parceria essencial para a realização das suas sessões.

A continuidade do CdP

Joaquim Jorge conversou ainda um pouco sobre a continuidade do Clube dos Pensadores, que já tinha sido abordada da última vez que tinha falado com o JPN. Sobre este assunto, o fundador revela que o seu discurso irá em parte abordar a temática. “Não queria estar a levantar muito o véu, mas vou falar nisso e depois vejo a reação das pessoas. Se a reação for boa, continuo. Se não for, vamos ver”, disse.

Alargou-se um pouco, revelando que gostava que as pessoas “aparecessem e pusessem um voto de confiança para isto continuar” pois o público do Clube é “importantíssimo”. “O segredo do clube é ter sempre a sala cheia”, sublinha Joaquim Jorge.

Pelo que o JPN conseguiu apurar, o Clube dos Pensadores irá manter-se pelo menos até março de 2016, altura em que o Clube irá celebrar o seu décimo aniversário.

100.ª edição diferente do habitual

“Fica-me mal a mim dizer isto, mas fazer 100 debates é uma coisa memorável”, notou Joaquim Jorge. Sobre o seu Clube, afirma que o pretendido sempre foi torná-lo numa “referência nacional pela diversidade, por querer ouvir todas as pessoas independentemente do credo político”.

Esta sessão, sendo a 100.ª do Clube dos Pensadores, terá algumas mudanças em relação ao modelo que tem vindo a ser hábito. Logo à partida pelos convidados que traz. De facto, parou por momentos o ciclo de candidatos presidenciais que tinha vindo a construir. “Achei que não devia convidar nenhum candidato presidencial para não me meter muito nessa luta”, explicou. Mesmo assim, fez questão de referir estar ainda em conversas com Marcelo Rebelo de Sousa para uma possível sessão no futuro.

Uma das especialidades desta edição será a sua curta duração, de apenas uma hora. Joaquim Jorge mantém o suspense em relação às surpresas da sessão. “Vai haver um momento mágico, mas não posso dizer qual é, porque vale a pena lá estar. Vai haver ali uma coisa interessante”, salientou. Além disso, também admitiu realizar, pela primeira vez, um discurso para a ocasião especial. Nesse, promete divulgar “alguns segredos do Clube”.

Outra das especialidades para a sessão é que durante a mesma não será atribuída a palavra à plateia, que terá de assumir uma postura mais passiva. Desta vez, Joaquim Jorge pretende ser o único a fazer perguntas aos convidados e aproveitar a ocasião especial. “É um momento que eu vou reservar para mim. Será Joaquim Jorge que terá uma conversa mais substancial com Pires de Lima”, explicou o próprio.

Cem debates em retrospectiva

Olhando para o seu tempo à frente do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge sublinha que teve “alguns momentos muito bons e extraordinários”. Desses, destaca, por exemplo, a vinda de Pedro Santana Lopes depois deste último ter sido destituído do cargo de Primeiro ministro. Outro dos seus grandes momentos foi a vinda de Vítor Baía, famoso guarda-redes, ao Clube. “Nunca tinha visto no Clube tantos guarda-costas. Pensei que era mais difícil ter um político do que um jogador de futebol, mas é o contrário”, brincou o fundador.

Apesar dos bons momentos, também revelou outros mais tristes, como a vez em que o treinador André Villas-Boas cancelou a sua presença. “Espero que um dia o André Villas-Boas volte”, mencionou. Outro dos grandes convidados que não teve a possibilidade de ter também era do mundo do futebol, e de larga envergadura. “Já estive para ter o Mourinho”, confessou Joaquim Jorge. Além desses junta-se ainda outro treinador, também bem conhecido dos portugueses: Carlos Queiroz. “Na primeira oportunidade [Carlos Queiroz] virá ao Clube dos Pensadores. Está no Irão e vou falando com ele”, admite o organizador.

Em cem debates, foram várias as figuras de destaque que o Clube dos Pensadores teve a oportunidade de receber. Na política, a sua maior área de interesse, o Clube de Joaquim Jorge recebeu nomes sonantes como por exemplo Pedro Passos Coelho, António Costa, Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, entre muitos outros. Ainda assim, o Clube não se restringiu à política e também recebeu personalidades de outras áreas como o empresário Belmiro de Azevedo ou o músico Pedro Abrunhosa.