Gosta de direito e criminologia? Entre os próximos dias 1 a 3 de dezembro, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) irá dedicar tempo e espaço ao futuro dos estudantes. Durante estes dias, estará em moção mais uma edição da FDUP Career Days. Esta será a terceira edição com este nome e a 12.ª se contarmos as que se realizaram com o nome anterior, “Semana de Emprego da FDUP”. A última edição do FDUP Career Days realizou-se na mesma altura no ano passado.

O evento, organizado pelo Gabinete de Estudante, Empregabilidade e Alumni da FDUP (GEEA FDUP) em parceria com a Iuris FDUP Júnior, constituída por estudantes, irá dinamizar a empregabilidade ao juntar jovens a entidades desta área, com a formação de um Recruitment Lounge, além da realização de outras atividades como workshops, palestras e debates. Alexandra Pinheiro, membro da júnior empresa Iuris, e uma das responsáveis pela organização deste evento, falou com o JPN  e revelou que serão “três dias dedicados tanto à área de direito como à área de criminologia”.

Inscrições

A entrada para o evento será livre, tanto a estudantes como a recém-licenciados, quer estejam ligados à FDUP ou a outra faculdade. No entanto, esse acesso estará reservado a quem tenha efetuado a devida inscrição prévia. Os que estiverem inscritos a pelo menos seis eventos dos FDUP Career Days irão receber um kit e um certificado de participação.

Os três dias terão início às 10h, com subsequentes eventos às 11h e às 14h30. No primeiro dia irá realizar-se o “Meet the CEO”, que irá consistir na apresentação de várias empresas e sociedades que estarão presentes na área do Recruitment Lounge. Na parte da tarde, haverá uma palestra dada por Rui Pedro Caramez, autor do livro “Como ter sucesso no LinkedIn” para dissertar sobre o poder da rede de contactos. “Vai indicar o que o LinkedIn nos pode oferecer para entrarmos no mercado de trabalho”, notou Alexandra Pinheiro.

O segundo dia irá iniciar-se com um workshop sobre os desafios do mercado do trabalho, organizada pela FIND, empresa que vai “ajudar os estudantes a ver quais serão os seus desafios ao mercado de trabalho e a ultrapassá-los, nomeadamente com os currículos e com simulações de entrevistas de emprego”. Depois deste workshop, irá seguir-se uma sessão de esclarecimentos sobre as diferenças entre duas carreiras de relevância para a área da justiça: “Magistratura vs Advocacia”, com vários antigos estudantes que são agora profissionais em cada uma dessas ramificações. Depois do almoço, serão divulgadas e discutidas carreiras alternativas, com o espaço “Carreiras Jurídicas Out of the Box”, entre as quais o direito desportivo, o direito do ambiente, consultorias, entre outras.

Com o fim desta mesa redonda, será iniciada por volta das 17h a primeira de duas sessões de speed meeting entre alunos atuais da FDUP e antigos estudantes. Segundo explicou Alexandra Pinheiro, nessa altura “vão estar ex-alunos da faculdade num ambiente informal onde estarão com os atuais alunos da faculdade para partilhar experiências”.

Por fim, o último dia será mais dedicado à criminologia. Mesmo assim irá arrancar com uma sessão que terá a função “fazer ponte entre os dias”, sobre empreendedorismo e criação de emprego próprio. Depois disso, para marcar então a orientação do dia à criminologia, irão ser perspetivadas as saídas dessa área. “Vêm a GNR e a PSP indicar aos alunos os percursos profissionais que podem ter”, revelou a responsável da Iuris.

Durante a tarde, os alunos terão a oportunidade de ouvir testemunhos de antigos estudantes do curso de criminologia para falarem dos seus percursos profissionais. “A Criminologia só este ano é que ficou reconhecida como profissão. Isso é importante para os novos alunos, que já têm a profissão reconhecida, saberem o que os antigos alunos tiveram que ultrapassar”, revelou Alexandra Pinheiro. No final da conversa,  irá decorrer a segunda sessão de speed meeting, à mesma hora que no dia anterior.

No átrio da faculdade estarão disponíveis nos três dias do FDUP Career Days várias bancas e stands de entidades, empresas e sociedades com as quais os jovens poderão entrar em contacto, tirarem as suas dúvidas e até entregarem os seus CV’s. Esta área, de feira de emprego, terá como nome “Recruitment LoungeDisponível durante todo o dia, estarão aí presentes empresas como a NORS, a consultora PwC, além de sociedades como a Cuatrecasas, a PLMJ, a Úria Menéndez – Proença de Carvalho, entre muitas outras.

A totalidade do programa assim como uma lista maior das empresas e entidades que irão estar presente estão disponíveis aqui.