Depois de receber a 37.ª edição do Portugal Fashion em outubro, a Alfândega do Porto abriu as portas a mais uma edição do AcrobActic, o concurso que premeia os jovens promessa da moda portuguesa. Esta edição contou, pela primeira vez, com a categoria do calçado nas vertentes feminino e masculino.

Um total de dez prémios foram atribuídos num evento que pretende dar visibilidade a jovens criadores. Na categoria de vestuário a coleção Komorebi foi premiada a melhor coleção e o melhor coordenado feminino e a Uniqueness of hardware foi considerada o melhor coordenado masculino.

Na categoria estreante, onde o destaque vai para o calçado, Kikks foi a vencedora da melhor coleção e melhor par masculino. Já o prémio de melhor par feminino foi atribuído à coleção Ícaro. Também o público teve uma palavra a dizer, tendo a oportunidade de eleger aquela que considera a melhor coleção de calçado, cujo vencedor foi a Cestaria, e a melhor coleção de vestuário onde Ícaro saiu vencedora.

O prémio Augusta Dias, resultante da parceria entre a AcrobActic e a Escola de Moda GUDI, foi atribuído à coleção Uniqueness of hardware, sendo este prémio uma das novidades deste ano. Ao vencedor foi atribuído um prémio de 500 euros e um crédito de 600 euros para a formação na Escola de moda GUDI. Já o prémio THE, que dá a possibilidade do premiado vender a sua coleção nas lojas da marca, foi conseguido pela coleção Komorebi.

Foram 20 as coleções que desfilaram pela Sala de Arquivo da Alfândega, num evento que contou com a presença de caras conhecidas do mundo da moda como o designer Luís Buchinho. Também o júri do concurso contou com nomes sonantes como Luís Onofre e Anabela Baldaque. Para a designer e júri convidada “o conceito de todas as coleções foi muito forte e muito bem organizado o que denota uma maturidade surpreendente” dos concorrentes.

Para o representante da APICCAPS , um dos parceiros do evento, este tipo de iniciativas são louváveis e contam com o apoio da organização.”Estamos a falar da indústria mais sexy que é a do calçado”, notou.

Apesar de não ter contado com casa cheia, moda, design e inovação marcaram presença numa noite em que as jovens promessas da moda portuguesa apresentaram as suas coleções. Criado em 2005, o AcrobActic faz parte do percurso de alguns dos grande nomes da moda portuguesa como Daniela Barros, também ela uma das juradas da edição deste ano, Estelita Mendonça e Hugo Costa.

Fotografia: Inês Teixeira

(Para ver em grande clique numa das imagens à escolha)