A tarde de quinta-feira, dia 3 de dezembro, será um pouco diferente do habitual na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Na verdade, a faculdade irá iniciar as celebrações dos 40 anos da sua existência, que serão marcados por uma série de intervenções a serem realizadas durante o ano letivo, por pessoas de alto perfil, tanto da faculdade, como da universidade. O tradicional “dia da faculdade” será o primeiro desses acontecimentos. O JPN falou com Jorge Olímpio Bento, o professor mais antigo da faculdade e seu atual diretor, sobre estas celebrações, assim como a evolução da própria faculdade.

O percurso da FADEUP é sinuoso e a faculdade passou por várias etapas antes de se tornar naquilo que é hoje. Começou na realidade há muito tempo atrás, em 1964, com a criação de um curso de instrutores de educação física. Esse curso iria depois fazer parte integrante, em 1969, da fundação da Escola de Instrutores de Educação Física.

“O ensino superior da educação física foi iniciado pelo decreto de lei 675/75, de 3 de dezembro de 1975. Até então existia o instituto nacional de educação física em Lisboa, que embora fosse um curso superior, não era integrado na universidade. Dependia da tutela da Direção Geral dos Desportos [atual Instituto do Desporto de Portugal]”, recordou Jorge Bento.

Com a instauração do decreto em 1975, todos os órgãos independentes desapareceram e formou-se então um Instituto Superior da Educação Física, na Universidade Técnica de Lisboa, e outro na Universidade do Porto (UP). “Passaram a ser duas instituições apenas de Ensino Superior”, referiu o atual diretor. O primeiro dia de aulas desse Instituto no Porto aconteceu em 1976, a 1 de Julho. Esse dia será também o último dos eventos das celebrações de aniversário para este ano lectivo, mas o diretor já não estará ao leme da faculdade quando isso acontecer. “No dia 25 de abril vou me jubilar, atingindo o limite de idade”, referiu o próprio. Garantiu mesmo assim que há já uma comissão encarregue das celebrações que estão a preparar.

Uma escola internacional

Durante a conversa, o diretor da FADEUP não deixou de sublinhar as ligações importantes e a relevância que a faculdade tem ao exterior do país.”A nossa orientação de formação virou-se muito para o exterior”. Segundo o mesmo, só do Brasil, a faculdade já doutorou entre 150 a 200 alunos e mais de 500 mestres. “Temos uma grande repercussão e respeitabilidade nesse espaço”, afirmou. Reforçou ainda que “estas pessoas de fora tornam-se um fator de edificação destas instituições”.

De facto, o professor Bento entrou no mês anterior ao primeiro dia de aula de sempre da faculdade. “Na altura era um jovem licenciado e entrei em serviço no dia 1 de Junho de 1976”, recordou. Os professores atuais da faculdade, Jorge Bento viu-os chegar e ensinou-os quase todos. “Sou o mais antigo de todos os docentes que cá estão, fui professor de quase todos”, admitiu. Os que não ensinou, são apenas “um ou dois”. Presenciou o historial todo da faculdade, e traça o mesmo como sendo um “caso de sucesso”. O atual diretor recordou-se de como partiram do nada, “com trabalho apaixonado dos docentes, funcionários e estudantes”, além o apoio na reitoria do professor Alberto Amaral, para fazer desta escola “uma de referência a nível mundial”.

A próxima alteração neste processo de evolução da faculdade deu-se em 1989, com a Lei da Autonomia das Universidades, que ofereceu às faculdades a possibilidade de se reordenarem e redefinirem-se da forma que melhor entendessem. Com esta alteração, o Instituto deixou de o ser e passou então a designar-se por Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP).

Antigamente, usava um pré-fabricado, na Praça Pedro Nunes, do Liceu Rodrigues de Freitas e um conjunto de pavilhões existentes na Rua de D. Manuel II. Depois, passou a ser repartida pelos já referidos e ainda entre as instalações do que é atualmente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e as do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), na Boa Hora e no Estádio Universitário. Hoje em dia mantém com esses lugares uma estreita e importante parceria.

A gestão e a logística não eram as melhores na altura, visto que tantas instalações separadas e independentes obrigavam os alunos a deslocarem-se em permanência. Segundo relembra Jorge Bento, os estudantes na altura brincavam que era “por causa disso, a maior faculdade do mundo”.

O 26 de Maio 1997 foi o dia em que a faculdade se instalou oficialmente no pólo na Asprela, com a inauguração das novas instalações. Nesse ano, toda a faculdade se mudou para o novo pólo. Esse tinha agora instalações de alta qualidade, tanto para a docência, como para a investigação e a prática desportiva. Além das infraestruturas esperadas para uma escola superior, como salas de aula, biblioteca, auditório, entre outros, dispunha ainda de ótimos espaços vocacionados para a formação e prática desportiva ao mais alto nível. Ainda hoje em dia estes são utilizados por atletas nacionais de alta competição.

Para se transformar oficialmente na FADEUP que é hoje, foi preciso esperar até 2005, ano em que a revisão dos Estatutos da Universidade do Porto deu efeito à alteração da designação antiga para a que agora utilizamos.

A primeira das celebrações

Durante a tarde desta quarta-feira, as celebrações irão iniciar-se com a atuação da tuna da Faculdade, a Musicatta Contractile, à qual se seguirão intervenções da representante dos funcionários não-docentes, a Dra. Raquel Marques, de Rodrigo Medeiros, presidente da associação de estudantes da FADEUP (AEFADEUP), e do próprio diretor da FADEUP, o professor Jorge Olímpio Bento.

Depois, irá seguir-se uma oração de sapiência realizada por Carlos Neto, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL). “Temos um professor convidado que evocará exatamente da criação dos institutos superiores de educação física pelo decreto-lei que já referi, e apresentará um bocado essa história”, referiu Jorge Bento, justificando a escolha do convidado.

Haverá também a entrega de diplomas e prémios escolares e ainda espaço para uma alocução do reitor da Universidade do Porto (UP), realizada pelo próprio Sebastião Feyo de Azevedo. “O reitor encerrará a sessão e também irá estar presente o presidente do conselho geral da universidade [Alfredo de Sousa]”, revelou o diretor. Para terminar, ainda irá decorrer um Porto de Honra, que segundo Jorge Bento será “lugar para conversas mais informais e convívio”

https://www.youtube.com/watch?v=chb80xhT0Jc