No dia em que celebra 30 anos de existência, a Gala dos Dragões de Ouro voltou a ter lugar no Dragão Caixa, onde reuniu toda a família portista. Desde jogadores das mais diversas modalidades, a funcionários menos conhecidos da instituição, todos fizeram questão de marcar presença na gala. Numa noite repleta de requinte e de boa disposição, Júlio Magalhães conduziu a cerimónia que começou na “passadeira azul” e terminou com o discurso do presidente do Futebol Clube do Porto (FCP).

Lista dos Vencedores

Atleta do Ano: Jackson Martínez

Futebolista do Ano: Héctor Herrera

Jovem atleta do Ano: Francisco Ramos

Treinador do ano: Moncho López (basquetebol)

Atleta de competição do ano: Gilberto Duarte (andebol)

Atleta amador do ano: Diana Durães (natação)

Atleta revelação do ano: Miguel Martins (andebol)

Dirigente do ano: Adelino Caldeira

Funcionário do ano: Jaime Teixeira

Sócio/adepto do ano: D. António Francisco Santos (bispo do Porto)

Projeto do ano: Academia de Bilhar do FC Porto

Parceiro do ano: Coca-Cola

Casa do FC Porto Nacional: Vila Nova de Famalicão

Casa do FC Porto internacional: Luanda (Angola)

Carreira: Manuel Ferreira Pinto (natação)

Recordação: Domingos Pereira

“Passadeira Azul”

À medida que a hora do espetáculo se ia aproximando, vários nomes ilustres iam pisando o solo do Dragão Caixa, aumentando o clima de entusiasmo em torno dos mesmos. Foram muitos os jogadores que marcaram presença, bem como treinadores, dirigentes e convidados, todos com um sorriso na cara.

Em declarações ao Porto Canal, Jorge Sousa, um dos responsáveis pela organização do evento, afirmou que a gala demorou um mês e meio a ser preparada e esperou que fosse “especial, já que o FC Porto merece uma gala à sua escala”.

Foram vários os vencedores que falaram ao JPN. Miguel Martins, jogador de Andebol (vencedor do Dragão de Ouro para Atleta Revelação do Ano) não escondeu a felicidade pela conquista do prémio.

Moncho López, treinador da equipa de Basquetebol (Técnico do Ano), salientou o trabalho coletivo da sua equipa e explicou a importância de um evento deste cariz para recarregar as baterias depois de uma semana de trabalho árduo.

Francisco Ramos, futebolista do F.C. Porto B (Jovem Atleta do Ano), mostrou-se feliz pela conquista do prémio. Questionado sobre a perspetiva de poder chegar à equipa principal, respondeu de forma cautelosa, não escondendo o desejo de o alcançar.

Alberto Bueno também falou ao JPN, apesar de não ter sido galardoado. O futebolista espanhol confessou estar feliz pela sua 1ª gala, considerando que os prémios foram bem entregues. Bueno mencionou, ainda, que gostaria de um dia ser um dos vencedores.

Gala

A gala iniciou com um momento de dança e ginástica rítmica, ao som do hino do Futebol Clube do Porto (FCP). Os primeiros Dragões de Ouro entregues foram para “Parceiro do Ano”, à Coca-Cola, pelo Presidente do Conselho Fiscal e para “Projeto do Ano”, prémio entregue pelo Presidente do Conselho de Administração à Academia de Bilhar do FCP, representada por Alípio Jorge. Seguiu-se logo a seguir o 1.º momento musical com The Black Mamba e Diana Martínez. Atuaram ainda Jimmy P, Nelson Freitas, Best Youth e David Fonseca.

Foram várias as figuras ilustres que entregaram os diversos Dragões de Ouro como, por exemplo, o Reitor da Universidade do Porto (UP), Sebastião Feyo de Azevedo ou o Presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença.

Destaque, ainda,  para o “Atleta do Ano”, Jackson Martínez, que não pode comparecer na gala, mas deixou uma mensagem de agradecimento e de saudade ao seu anterior clube. “Fico contente por receber o prémio e quero agradecer pelos três anos que partilhámos, de grande aprendizagem e maturidade naquela altura da minha carreira. Levo o Porto no meu coração e que Deus o abençoe”, considerou.

A gala encerrou com o momento mais importante, a habitual mensagem de Jorge Nuno Pinto da Costa, na qual fez uma dedicatória especial a todos os premiados da noite. Num discurso de 18 minutos, o presidente portista mostrou-se satisfeito pela presença de todos os convidados, lembrando que “ninguém foi obrigado a vir, algo que me enche o coração de alegria”. O mesmo terminou a sua intervenção confessando ser uma honra estar e agradecendo “a todos os que colaboram diariamente e que juntos fazem o Futebol Clube do Porto Sem Igual”.

(Para ver em grande clique numa das imagens à escolha)