O processo eleitoral para o novo mandato dos órgãos dirigentes da Federação Académica do Porto (FAP) decorreu na tarde a passada quinta-feira 3 de dezembro.

Sendo a lista A, encabeçada pelo atual presidente da federação, Daniel Freitas, a única lista candidata nestas eleições, foi sem grandes surpresas que esta foi reeleita para os vários órgãos executivos a que concorreu.

De um universo composto por 27 associações de estudantes federadas, apenas 20 dirigiram-se às urnas para elegerem os seus representantes para o ano de 2016.

Em relação à eleição propriamente dita, decorreu para três órgãos distintos. Para o mais importante, a direção da FAP, a lista A obteve 19 votos, sobrando apenas um, que foi em branco. Iguais circunstâncias repetiram-se no caso do segundo órgão, o Conselho Fiscal da FAP. Apenas no caso da votação da Mesa da Assembleia Geral é que o caso diferiu, onde a lista A recebeu a totalidade dos 20 votos das associações que participaram na eleição.

Assim, Daniel Freitas foi oficialmente reeleito para assumir pela segunda vez a direção da Federação Académica do Porto. Existem algumas mudanças entre os executivos que foram eleitos no ano passado e os que irão tomar posse no próximo dia 7 de dezembro.

Primeiro, embora o presidente da direção e a tesoureira se mantenham nas mesmas posições, estes serão os únicos a fazê-lo. Os vice-presidentes serão novos, com a entrada em funções de Diana Rodrigues e de Pedro Queiroga, sendo este último, inclusive, vogal no mandato anterior. Tanto o secretário-geral como os quatro vogais deste ano também serão diferentes.

No caso do Conselho Fiscal, o presidente do mesmo continuará a ser João Vieira, embora tanto o seu relator como o seu secretário irão ser novos. Por fim, na Mesa da Assembleia Geral, Mafalda Morais irá ascender da posição de vice-presidente que ocupou no mandato 2015 para a posição de presidente, onde será acompanhada por dois novos membros, nas posições de vice-presidente e secretário.

A totalidade do novo executivo pode ser consultado na página dos órgãos da FAP, onde ainda está disponível a lista do executivo que irá agora abandonar funções.