A escola de negócios do Porto continua a ganhar relevo no estrangeiro. Pela quarta vez, o ranking do Financial Times European Business Schools destaca a Porto Business School (PBS), em Matosinhos, posicionando-a no 62.º lugar de 85. No entanto, o mérito é reconhecido sobretudo na área da Formação para Executivos, onde a escola de negócios do Porto sobe para a 31.ª posição, no segmento de formação aberta.

Uma vez que o ranking valoriza ainda outros campos e parâmetros, a Porto Business School ocupa também uma posição considerável no que diz respeito à área de Formação para Executivos Customizada, sendo a 33.ª escola da lista de 85 a concorrer. Já no caso do MBA Executivo surge na 55.ª posição. Certo é que este centro de aprendizagem no Porto tem vindo a evidenciar um importante posicionamento no contexto internacional, ainda que concorra apenas em três das cinco áreas de formação abrangidas pelo ranking.

A classificação e avaliação do Financial Times European Business Schools inclui ainda as áreas de Mestrados em Gestão e MBA full time. Em primeiro lugar do ranking aparece a London Business School (LBS), seguida da HEC Paris e pela INSEAD, em França.

De acordo com Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, esta distinção “permite reforçar o posicionamento da escola nos mercados nacionais e internacionais”, que cada vez mais será evidenciado “Acreditamos que, num futuro próximo, e tendo em conta a nova estratégia da Porto Business School, poderemos ir mais longe nestas classificações e criar um impacto ainda maior na vida das pessoas e das organizações que passam pela Porto Business School”, afirma o próprio, através do site da escola.

Para além deste reconhecimento, a escola de negócios da Universidade do Porto (UP) foi ainda anunciada, pelo terceiro ano consecutivo, como a única escola nacional presente na final da competição “The Independent MBA Student of the Year”, distinção realizada e promovida todos os anos pela Association of MBAs (AMBA) e pelo jornal britânico The Independent. Já no ano passado, em 2014, Portugal viu uma estudante do MBA Executivo da PBS ser distinguida com este prémio, tendo sido considerada a melhor aluna de MBA do mundo.