A partir desta sexta-feira, dia 11 de dezembro, o Coliseu do Porto vai encher-se de animação acrobática com o regresso do Monumental Circo, este que será o último grande ciclo da sala de espetáculos para este ano.

Nesta edição totalmente programada pelo Coliseu, que se irá estender até ao dia 3 de janeiro, será apresentado um circo novo, mais contemporâneo e inovador, no qual se destaca a ausência de animais, sejam eles enjaulados ou não.

E de facto, para espantar o público, não será preciso sequer recorrer a animais. Irão decorrer números de equilibrismo, trapézio ou trampolim, com performances preparadas por artistas e acrobatas internacionais vindos tanto de lugares, tão perto como do Reino Unido, ou até de regiões mais longínquas como Xangai.

Horários e Preços

O espetáculo terá uma duração de 2h e contará ainda com intervalo. Quem pretender ver o circo à noite, só o poderá fazer nos dias 11 e 19, às 21h. Para os dias 13 e 20 de dezembro e 1 de janeiro, o início estará previsto para as 17h30. Entre os dias 22 e 3 de janeiro, só irão existir sessões às 15h. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro não há circo e no dia 1 o horário é mais tarde, como já referido anteriormente.

O preçário completo para assistir a este espetáculo está disponível para consulta aqui. O preço mínimo é de sete euros.

O conjunto de trapezistas The Flying Aces será um dos grupos presentes no Coliseu para surpreender a plateia, com um número de trampolim e trapézio que terá como destaque a realização de um triplo salto mortal que promete ser de cortar a respiração.

Para os ajudar a realizar esta tarefa de chocar a plateia, a companhia da trupe do Circo Nacional de Xangai irá apresentar três grandes números. O primeiro será de equilibrismo em bambus, enquanto o segundo envolverá acrobacia em aros e, para terminar, haverá ainda tempo para malabarismo com taças de água.

O duo de acrobatas formado por Nicole Burgio, do Cirque du Soleil e pela sua convidada Shannon McKenna, também estará presente no espaço circular já pronto no Coliseu do Porto. As duas irão deslizar por fitas de seda, debaixo do olhar espantado da plateia, durante um número aéreo de tecidos, que mistura esforço físico e perigo com elegância.

Além destas atuações estonteantes, o Circo não poderia também deixar de ter números mais tradicionais. Assim, haverá espaço para um pouco de riso e de magia para alegrar miúdos e graúdos. Para tal, estarão palhaços e truques ilusionistas vindos de Espanha e Itália, respetivamente.

Em primeiro, a companhia de palhaços Los Quixotes, que irá ocupar-se de pôr sorrisos nas caras portuenses, depois de já terem marcado presença em circos famosos como Circo Price de Madrid, Cirque d’Hiver, Golden Circus, e até o Vaticano. Por fim, a dupla de ilusionistas Zavatta, vindos de Veneza, Itália, que irá tentar surpreender o público com números equilibristas e subterfúgios emocionantes.