O dia 21 de dezembro é especial por vários motivos. É dia do solstício de inverno, da passagem para essa estação e é o dia mais curto ano. É precisamente desta última característica que surgiu o conceito “O Dia Mais Curto“. Trata-se de um conjunto de ciclos onde são exibidas curtas metragens, nacionais e internacionais, tanto para adultos como para crianças.

Nascido em França no ano de 2011, o conceito alcançou de forma fulgurante um estatuto internacional, tendo sido replicada em dezenas de países, entre os quais Portugal. Por cá, o evento é organizado e coordenado pela Agência da Curta Metragem (ACM) de norte a sul e pelos arquipélagos e vai já na sua terceira edição. O processo vai desenrolar-se em 24 cidades destacadas, que vão exibir filmes dos programas próprios do evento internacional, entre os dias 16 e 21 de dezembro, consoante onde estiver.

O Dia Mais Curto no Porto

Pela Invicta, a Metro do Porto vai apoiar a iniciativa com a emissão de curtas durante todo o dia 21 de dezembro em algumas estações e nas carruagens, tal como tinha acontecido no ano passado.
Além disso, há vários lugares que vão exibir os programas de cinema preparados pela Agência de Curta Metragem.

“Panorama Nacional” vai estar disponível às 18h30 e às 22h no Teatro Rivoli, com um custo de entrada de 3 euros.

“Europa em Curtas” às 21h30 na Casa da Animação, Casa das Artes, e Cineclube do Porto, com um custo de 2,50 euros para estudantes e 3,50 para público geral.

“Curtinhas” às 16h na FNAC Santa Catarina

No Mira Forum, a partir das 17h (do dia 19 de dezembro), há um programa associado ao evento do Dia Mais Curto feito pela Shortcutz.

A agenda total está disponível aqui.

Como foi referido, existem inseridos no âmbito do Dia Mais Curto uma série de programas temáticos específicos que vão ter a tarefa de entreter miúdos e graúdos presentes nas várias salas de cinema e espaços arranjados para a realização deste evento cultural.

“Panorama Nacional” é um desses programas e, como o nome o indica, pretende apresentar às multidões o que de melhor se tem feito a nível de curtas nacionais. Mistura conhecidos com nomes emergentes da cena portuguesa. “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, “Inventário de Natal” de Miguel Gomes são alguns exemplos de filmes que serão exibidos neste programa.

Os filmes que se inserem na rede promotora europeia Short Circuit vão estar em exibição como sendo parte do ciclo “Europa em Curtas”. Esta rede promove, pelos países europeus, novos autores assim como o seu olhar sobre o mundo. No “Europa em Curtas”, os espetadores podem assistir a filmes vindos de países como Holanda, Suiça ou Alemanha, por exemplo. Destaca-se também a presença de um filme português neste ciclo, “Pássaros”, de Filipe Abranches.

Já o programa “Contos à Sombra da Árvore” é dirigido a espetadores mais pequenos, com idade mínima de 4 anos. Também dirigido a crianças está o ciclo “Curtinhas”, desenvolvido pela Casa da Animação em conjunto com o Festival de Cinema de Estugarda (ITFS).

O “Dia Mais Curto” vai ainda ter duas sessões especiais: uma em Lisboa e outra em Vila do Conde. Na sessão lisboeta, a decorrer na Cinemateca Portuguesa, vão ser estreadas várias curtas, algumas das quais com os seus realizadores na plateia. No Teatro Municipal de Vila do Conde, vão ser exibidas duas curtas da Curtas Metragens CRL, entidade responsável pela criação da própria Agência de Curta Metragem.

Na televisão, a RTP e a TV Cine também vão participar nesta celebração. O programa Cinemax, da RTP, vai mostrar nos dias 9 e 16, às 00h, os filmes “Três Semanas Em Dezembro” de Laura Gonçalves, “Within” de Natália Azevedo Andrade, “Vicky and Sam” de Nuno Rocha e “Miami” de Simão Cayatte.  Já a TV Cine vai exibir a partir das 21h do dia 21 os filmes “Lar Doce Lar” de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane, “Nada Fazi” de Filipa Reis e João Miller Guerra, e o filme “La Chambre Jaune” de André Godinho.