Na noite desta quarta-feira há um jantar solidário organizado pela Universidade Portucalense (UPT). Este jantar encontra-se dirigido a 300 pessoas, sem-abrigo e desfavorecidas da cidade do Porto. A iniciativa acontece já há cinco anos consecutivos e vai decorrer na cantina da UPT, no Pólo da Asprela.

Com início previsto para as 19h30, as pessoas que irão receber este jantar vêm de várias associações. Para as receber, vão estar presentes de forma voluntária “tanto docentes da universidade, como pessoal não-docente e também alunos”, disse Raquel Coelho, responsável da UPT, ao JPN.

No entanto, o evento não é só o jantar. Há também animação prevista para entreter as pessoas. “Vamos ter uns palhaços com as suas diversões e animações que sempre têm muita graça junto dos pequenos”, referiu Raquel Coelho. Também presente, segundo a dirigente, estará a Tuna Académica Universidade Portucalense (TAUP) para encantar os mais graúdos.

A responsável da UPT também mencionou a grande ajuda que a entidade recebe por parte de vários parceiros para esta iniciativa. Dos nomes referidos, destacam-se a Rui Costa e Sousa e Irmão, SA, dona do Sr. Bacalhau, que ofereceu quantidades necessárias deste característico ingrediente para o jantar, e o Continente, que também ofereceu diversos produtos alimentares, “nomeadamente o Bolo Rei”.

As expectativas são iguais às dos anteriores, que têm “sempre corrido bem” segundo refere Raquel Coelho. “Para a universidade, esta iniciativa, paralela a outras também de apoio e atividade de intervenção social, endereça um sentido de responsabilidade social”, afirmou a responsável. Um dos intuitos é “sensibilizar a comunidade educativa para os valores de natureza social e humana, que podem e devem coexistir com as preocupações de natureza científica e académica”.

Portanto, aos olhos de Raquel Coelho, é também “uma atividade de formação dos alunos, para a cidadania, uma intervenção e uma preocupação de cariz social”. Mas isto não é uma crítica, pois a coordenadora do evento referiu que “os alunos têm tido uma presença muito forte nestes jantares”.

“Endereçamos convites a um grande número de instituições de cariz solidário na cidade”, referiu a responsável. A UPT mantém ligação com essas instituições em “termos de organização e para o contacto com as famílias e pessoas” que vão poder beneficiar deste jantar. Nestas entidades incluem-se a freguesia de Paranhos, as associações CAIS, de Solidariedade da Zona das Fontainhas (ASZFontas), a Amigos da Rua, a ANAP, a Ajudaris e ainda o Centro Social da Fonte da Moura, o Centro Social e Paroquial do Amial (CSPAmial) e a Casa de Vila Nova.

“Contamos sempre com um número significativo de pessoas e muitas aparecem porque sabem que a universidade organiza a ceia. Aparecem mesmo sem se inscreverem, mas a mesa está sempre posta para mais alguém que apareça”, sublinhou Raquel Coelho.