Amor ou paixão, raiva ou ansiedade, nostalgia a saudade. O facto é que mostrar o que sentimos não é, na maior parte das vezes, tarefa fácil. Seguindo este mote, Ana ‘Muska’ e André Carvalho, fundadores da Circus Network, convidaram 17 artistas a porem à prova a sua capacidade de traduzir emoções. A ideia começou a borbulhar e a dupla pensou que “engarrafar” sentimentos até podia resultar. “Bottled up Feelings” é o lema da exposição que inaugura no próximo sábado, dia 19 de dezembro, no espaço criativo da rua do Rosário.

O nome da exposição foi desenhado a pensar no facto de as pessoas terem tendência para guardar sentimentos no seu íntimo e de não os conseguir expressar. A partit daí, a imaginação também deu de si. “Não me lembro bem como começou o contexto, mas acho que começou por querermos vender coisas dentro de garrafas. Fica mesmo bonito lá o desenho dentro, com as ‘messages in a bottle’, aquela ideia de alguém ficar preso numa ilha e pôr a mensagem dentro de uma garrafa a ser descoberta noutro continente”, explica Ana ‘Muska’ ao JPN.

Com a ideia a germinar, o passo seguinte foi colocá-la em prática. A fundadora da galeria e espaço de cowork lançou a cana a 17 ilustradores para formar um mar de sentimentos difíceis. Desde nomes mais sonantes e reconhecidos a artistas em ascensão, a exposição contempla de tudo um pouco. “Em todas as exposições que fazemos, especialmente em coletivas, tentamos vir para ilustradores já bastante conceituados, no caso desta exposição temos o Júlio Dolbeth, a Mariana Rio, o Rui Vitorino Santos, a Cátia Vidinhas, ilustradores que já trabalham mesmo na área. Depois fomos buscar também ilustradores que estão mais a começar como o Lobijovem, os Chei Krew, que não estão bem a começar, mas em termos de exposições não participam assim em muitas, entre outros”, indica Ana.

Quer “comprar emoções”?

São 17 ilustrações diferentes, transformadas em risografias que podem ser vendidas dentro de garrafas ou não. O interessado escolhe. Cada risografia tem o valor de 15 euros. Com a garrafa o sentimento passa a valer 25 euros.

O objetivo desta simbiose de criatividade é que os artistas puxem uns pelos outros. Cada um escolheu um sentimento, dos 15 disponíveis, com a preocupação de não repetir. A saudade ficou repetida duas vezes, mas aborda temáticas totalmente distintas: o mar e a infância. O trabalho nasceu e está pronto a ser apreciado a partir do dia 19 de dezembro, na Circus. “Dessas ilustrações fizemos risografias A4 que vão ser vendidas dentro de garrafas de vidro. Damos a opção ao comprador de comprar com ou sem a garrafa”, elucida a jovem designer.

A imagem de marca da exposição foi desenhada por Lara Luís. A artista da casa ficou responsável pela ilustração do cartaz e do banner que dão cara ao evento e realizou, ainda, um mural ilustrativo no interior do espaço. Conta ao JPN que o clique foi imediato. “As garrafas era óbvio e eu pensei remetendo à história das garrafas perdidas no mar. Automaticamente veio-me essa imagem à cabeça e disse ‘Olha Ana é isto, é isto que quero fazer’ e então tive a ideia de pôr o barco com a Ana a pescar as mensagens. Que supostamente o que ela fez para a exposição. Ela teve a pescar todos os sentimentos e vai pô-los aqui expostos, os sentimentos de todos os ilustradores”, desvenda.

Para além disso, o sentimento de Lara Luís foi também pescado para ilustrar a “Bottled up Feelings”. Ainda que não tivesse sido a sua primeira opção, a tristeza foi desenhada e transformada pela artista em risografia. Explicar o porquê deste sentimento não é fácil. “É complicado. É precisamente o objetivo da exposição, é transmitir sentimentos que não estamos confortáveis e de certa forma os ‘engarrafamos’ dentro de nós mesmo”, manifesta.

Não deixando de lado a sua linha de criação, Lara relacionou o seu trabalho com as suas experiências pessoas. “Resolvi ser fiel ao que costumo fazer e aos temas que costumo abordar. Acho que foi sentido. Eu gosto que as coisas que eu esteja a fazer saiam naturalmente e tenham sentido para mim e fiquei feliz com o resultado”, conclui.

Os interessados em conhecer os sentimentos engarrafados dos 17 artistas poderá fazê-lo até ao final de janeiro. Para além dos nomes mencionados, Laro Lagosta, UIVO, Third, Lord Manstraste, Ana Seixas, Ana Types Type, Joana Rosa Bragança, Rafaela Rodrigues, BRUNO ALBUQUERQUE e BINAU foram os restantes artistas pescados pela Circus.

Um Porto artístico e criativo na Circus

Já passaram uns meses desde que a Circus Network abriu portas à cidade. O espaço que é simultaneamente loja, galeria e espaço de coworking tem abraçado projetos e dado a conhecer o que de melhor e mais criativo se faz com a arte no Porto. Depois de uma inauguração que contou com “mais de 1000 pessoas”, as épocas mais fortes são, naturalmente, o verão e o natal. “Acho que conseguimos pôr curiosidade nas pessoas, que quiserem ver que era isto que ia abrir novo”, relata Ana. A verdade é que a recetividade tem sido muito positiva.

Com projetos novos para o próximo ano, pensar fora da caixa e divulgar a criação é imperativo. “Principalmente em relação à arte urbana, o Porto é muito forte, os seus artistas são muito bons e há cada vez mais pessoas interessadas e realmente não havia um espaço aberto a isso. Já tinha havido um ou outra exposição no Edifício AXA que entretanto fechou, mas um espaço permanente para mostrar o trabalhos deste artistas não existia e então foi também isso que sentimos que seria necessário, que a cidade estava a precisar de algo novo assim”, conclui a fundadora.

Artigo atualizado às 16h35 do dia 18/12/2015