No mês passado a cidade de Espinho voltou a receber o Cinanima. Agora a 39.º edição do Festival Internacional de Cinema de Animação viaja até ao Porto, em modo Cinensaio, para apresentar dez filmes de animação premiados. Esta iniciativa conta com a organização da companhia portuense TEatroensaio, responsável também pelo Fora de Palcos. 

Assim, cinema e animação não vão faltar durante o fim de semana que antecede ao Natal. O Teatro Carlos Alberto (TeCA) vai abrir portas já na noite desta sexta-feira, dia 18 de dezembro para o primeiro momento cultural. Os interessados apenas terão de aparecer às 21h no teatro, uma vez que a entrada não tem qualquer custo. Em Fora de Palcos será lançada a quarta edição da revista Ensaios de Teatro, que conta com textos de autores diversos, entre os quais Rui Pina Coelho, Gil Costa Santos ou António Durães. A iniciativa vai possibilitar ainda a leitura encenada de excertos do texto vencedor do DramaTEns 2015, o Concurso Anual de Dramaturgia.

Já no sábado, o teatro integrante do Teatro Nacional de São João (TNSJ) espera novamente casa cheia ao serão. Cinensaio acontece também à mesma hora do dia anterior e a entrada é livre. O destaque são os dez filmes premiados no Cinanima de Espinho. Dans les eaux profondes, de Sarah Van Den Boom e The Sleepwalker, de Theodore Ushev foram eleitas as duas melhores curtas-metragens – a primeira de cinco a 24 minutos e a segundo até cinco minutos – e vão estar exibição.

Chomet Couch Gag, de Sylvain Chomet também marca presença no TeCA, após vencer o prémio de melhor curta-metragem nas áreas de publicidade e informação. O trabalho, com duração de um minuto, traz os protagonistas dos conhecidos The Simpsons numa paródia a não perder. A Carrinha Amarela, realizada pelas crianças das Oficinas da Anilupa da Associação de Ludotecas do Porto é detentora do Prémio Jovem Cineasta Português menor de 18 anos e traz ao serão a cultura cigana. O vencedor do mesmo prémio, na categoria de maior de 18 foi Vicente Nirō, com # Lingo. Esta curta-metragem tem a duração de dez minutos e aborda uma temática muito atual: as redes sociais, a solidão, os likes e as selfies.