Esta sexta-feira 18 de dezembro abriu mais uma edição da Venda de Natal da Assistência Médica Internacional (AMI). Este ano, o lugar escolhido pela Fundação AMI para realizar esta feira natalícia solidária é, pela primeira vez, a Galeria AMIarte. É aí que a sétima edição da Venda de Natal vai decorrer até ao próximo dia 24.

“A AMI tem vários núcleos regionais para melhor divulgar a mensagem humanitária”, começa por explicar ao JPN João Sousa, delegado regional do Norte da fundação.

Funcionamento

A Galeria AMIarte, que recebe pela primeira vez a iniciativa, está localizada no n.º 153/159 da Rua da Lomba, em Campanhã. A Venda de Natal está em funcionamento até ao dia 24 de dezembro, de forma diária, das 10h às 20h, à exceção de domingo 20. No dia 24, está aberta até às 16h.

Nesta venda de Natal está disponível uma grande variedade de itens solidários, cuja receita vai ser aplicada em várias iniciativas humanitárias da fundação para ajudar pessoas desfavorecidas e carenciadas. “Com pequenas gotas é que podemos encher o copo e podemos sustentar não só as missões sociais aqui em Portugal mas também as internacionais”, refere João Sousa.

Os objetos de destaque são artigos de moda, assim como brinquedos, peças decorativas ou ainda vários livros disponibilizados para só para este efeito. “São todos objetos doados” revela o dirigente do núcleo. Sublinha ainda que, no caso da roupa e calçado, a fundação precisa mesmo de ter uma declaração das empresas a comprovar  que estas autorizam a venda dos seus donativos. “Foi tudo doado comprovadamente para nós vendermos e receber receita para fazer angariação de fundos para a fundação”, afirma João Sousa.

Estes fundos recolhidos vão ser aplicados “de forma genérica no âmbito social em Portugal”. Concretamente, o dinheiro recolhido é utilizado para ajudar a financiar os Centros Porta Amiga, em especial os do Porto e de Gaia. “Despesas de água, de eletricidade, de funcionários”, exemplifica João Sousa. Só no centro portuense, a AMI consegue neste momento ajudar 27 pessoas.

A AMI

Fundada por Fernando Nobre em 1984, a AMI é uma organização não governamental especializada sobretudo em situações de catástrofe humanitária. Tem também vindo a desenvolver diversas atividades relacionadas com ajuda social, nomeadamente a nível local através dos seus Centros Porta Amiga.

“Temos um centro social e as pessoas dirigem-se cá. Temos um refeitório onde as pessoas podem almoçar e jantar, temos serviço social, temos um gabinete com advogados, temos serviços médicos, com enfermagem, lavandaria, balneário”, enumera João Sousa. A AMI ajuda pessoas de “todo o concelho” que aí aparecem para obter a ajuda de que precisam.

A Galeria AMIarte também é dirigida por João Sousa. Na galeria, a AMI “promove espetáculos, exposições regularmente e ao longo de todo o ano”, segundo o seu responsável. João Sousa também revela que na próxima semana vão ser oferecidos cabazes de natal a mais de 700 famílias.