Ser solidário faz parte dos seus planos, mas tem pouca informação sobre o assunto? A partir do dia 8 de janeiro do próximo ano, não vai haver mais desculpas. O dia dessa sexta-feira será inteiramente dedicado ao voluntariado, numa iniciativa que reúne mais de 20 associações.

“Na semana de Reis venha ajudar quem mais necessita” é a máxima desta ação de sensibilização que vai preencher alguns espaços conhecidos da cidade, como a reitoria da Universidade do Porto (UP) ou as estações de Metro da Trindade ou da Casa da Música.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Universidade do Porto, estende-se durante todo o dia 8 de janeiro, com início previsto logo pela manhã. Ao todo, a ação envolve mais de 20 associações que vão divulgar o trabalho desenvolvido junto da comunidade e fornecer informações para que possíveis interessados possam, também eles, dar o seu contributo e ajudar.

De acordo com a Universidade, “a maior parte destes organismos são compostos por estudantes universitários”, mas há muito mais para conhecer durante este dia . Há também outras associações compostas por cidadãos que dedicam tempo a ajudar, a cuidar e a desenvolver mecanismos para melhorar a vida dos outros.

Ainda assim, o acontecimento solidário conta com a forte participação dos estudantes. O projeto FAP no Bairro, da Federação Académica do Porto (FAP), a VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário ou o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) são alguns exemplos. Para além destas, a iniciativa reúne ainda a presença da Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, a Fundação Infantil Ronald McDonald, o G.A.S. PORTO – Grupo de Ação Social do Porto ou os Museus da U.Porto, entre outras.

Mas afinal, em quê que vai consistir este dia? Das 10h da manhã às seis da tarde, os organismos envolvidos vão organizar as mais diversas atividades, desde exposições de fotografias e vídeos sobre a temática do voluntariado, até momentos lúdicos e de convívio.

A animação vai estar garantida com algumas danças e cantorias, a cargos de tunas académicas, bem como com um flash mob e ainda uma aula de fitness. Espaço não vai faltar para a chave do dia – a divulgação do trabalho desenvolvido pelos participantes – ou para a venda de artigos produzidos pelos mesmos.

A iniciativa “Na semana de Reis venha ajudar quem necessita” conta também com a participação da câmara do Porto (CMP).