Que tal deixar-se perder, no primeiro domingo de 2016, por entre as melodias mais famosas dos bailados russos? Desde os conhecidos trechos d‘A Bela Adormecida ou d’O Quebra-Nozes de Tchaikovski, passando pel’A Idade do Ouro de Chostakovitch, a Rússia vai viajar até ao Porto.

Quem protagoniza este espetáculo no dia 3 de janeiro é a Orquestra Sinfónica do Porto, numa parceria entre a Casa da Música e o centro comercial de Matosinhos. Assim, o NorteShopping vai já levantar a ponta do véu do que se aguarda para o ano na Casa da Música, uma vez que a Rússia será a máxima da programação para 2016.

A magia da melodia acontece ao final da tarde, no piso base do centro comercial, mas a ideia é preencher todos os cantos do edifício, “num espetáculo envolvente e inovador”. Assim são esperados três momentos de entretenimento, com o primeiro a começar às 18h, o segundo às 18h30 e o último às 19h.

Cada um dos mini-concertos dura aproximadamente 15 minutos e acontecem de modo intervalado para permitir “que todos os visitantes assistam a este grande momento musical”, informa a organização em comunicado.

Já não é a primeira vez que o NorteShopping se torna num palco para albergar o melhor da música. O dia 3 de janeiro assinala, aliás, a quarta iniciativa consecutiva do género. O “Concerto dos Reis” é, desta forma, um momento que assinala a chegada de um novo ano, o final da quadra natalícia e antecipa o Dia de Reis, comemorado a 6 de janeiro.

Assim, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música começa o ano com valsas, polcas e mazurcas, com sete temas a contagiar o espaço comercial. Desde 2006 que faz parte da Fundação da Casa da Música.