O cancro da mama é um problema de saúde pública que tem uma alta taxa de mortalidade, principalmente na mulher. Depois da batalha, há mecanismos para reconstruir o que a doença levou. Sérgio Carvalho é artista e proprietário de um estúdio de tatuagens. No Wild Buddha Tattoo, em Matosinhos, as “tatuagens com realismo” são uma opção para muitas mulheres.

O processo requer uma experiência elevada por parte do tatuador, uma vez que este tem como missão tentar “transformar uma coisa má em algo bom”. É isso que Sérgio Carvalho pretende, sempre de uma maneira “muito profissional, mas com bastante sentimento”. Assim, dedica-se à reconstrução do mamilo e aréola através das tatuagens em 3D.

Um “novo” mamilo

O método de reconstrução do mamilo e aréola consegue recriar, com precisão, o tamanho e forma originais do seio de uma mulher. Por norma, as mulheres possuem um peito intacto e, a partir daí, o tatuador consegue estabelecer uma proporção dos seios para desenhar o que pretender.

Os pigmentos são um “elemento segredo” para que o procedimento seja concluído com sucesso. Um aumento ou diminuição dos tons pode fazer com que a aréola que está a ser desenhada não fique idêntica à outra. Para isso, é necessário ter um cuidado redobrado quando este tipo de tatuagens está a ser realizado.

“A ascensão desta técnica no meu estúdio foi realizada boca a boca. Neste momento, é um boca a boca direto de uma doutora do IPO que veio cá pessoalmente para ver o espaço e para ver o tipo de higiene do estúdio. Quando as pacientes são encaminhadas para o meu estúdio pela mão dela, tenho um cuidado ainda mais especial com elas”, conta o artista ao JPN.

Para uma mulher estar apta para ser submetida a este procedimento, tem de cumprir determinados princípios. “Normalmente vêm cá passado seis meses e nessa altura já não se vão aperceber da dor porque uma grande percentagem do peito fica insensível”, explica. Geralmente, Sérgio tem por hábito “dar um toque no mamilo e aréola do outro peito porque também costuma ter uma cicatriz de pequenas incisões que os médicos fazem”.

A paixão de criar imagens e sorrisos

Na realização destas tatuagens, a perfeição é uma das principais preocupações. “Eu uso as melhores tinhas e as melhores agulhas”, sublinha. Por essa razão, o preço deste tipo de tatuagens ronda os 200 euros, mas Sérgio não cobra esse valor. “Por norma, se vierem do IPO, peço metade do valor. Só que chegou a uma altura em que a quantidade de pessoas a vir cá era tão grande que, mesmo que não venham do IPO, cobro os cem euros similares”, indica.

O tatuador realça que, em alguns casos, as pessoas com mais dificuldades não realizam as operações todas. “Muitas vezes não colocam os implantes, nem chegam ao patamar que as restantes mulheres chegam”, menciona Sérgio. Consequentemente acabam por não optar pelo processo de reconstrução. “Infelizmente, o cancro atinge toda a gente”, realça.

Apesar de todo o cuidado, a cicatrização da tatuagem varia de mulher para mulher. “Pode perder a cor, sair crosta antes do tempo, mas por norma isso não acontece”, refere o artista, acrescentando também que se tal se verificar, o retoque não tem qualquer valor.

O tatuador refere que as pacientes o procuram para aumentarem a autoestima. “Quando acabo de desenhar uma aréola no mamilo de uma mulher, ela tem um sorriso que demonstra: «Sou mulher outra vez». Às vezes não consigo disfarçar e fico comovido, porque estou a lidar com muito sentimento”, reconhece o proprietário do estúdio.

Amante desta arte, Sérgio Carvalho sente-se grato por conseguir aliar esta a uma outra paixão: poder ajudar. “Costumo dizer que os cem euros pagam-me o material e os olhares pagam-me o trabalho”, manifesta o artista.