Entre as 12 horas de domingo e as 10 horas desta segunda-feira, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto registou 30 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

De acordo com informações avançadas pelo chefe de Sala de Operações, Alexandre Alves, ao JornalismoPortoNet, dos 30 incidentes, 21 corresponderam a inundações, quatro a quedas de árvores, três a quedas de estruturas e dois a impedimentos de vias.

A registar, danos materiais associados à queda de um muro em Grijó, Vila Nova de Gaia, que se abateu sobre seis viaturas estacionadas nas imediações da estrutura. Há ainda uma passagem pedonal sobre o rio Leça, localizada em Águas Santas, que está de momento fechada à circulação.

Dentro do distrito do Porto, os concelhos foram afetados por igual, de acordo com a mesma fonte.

Porto e Braga são os distritos mais afetados

À escala do país, segundo o Adjunto Nacional de Operações, Carlos Guerra, registaram-se 165 ocorrências entre a meia-noite e as 8 horas desta segunda-feira, sendo os distritos de Braga e do Porto os mais fustigados pelas condições meteorológicas adversas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assinala 464 ocorrências entre as 12 horas do dia 30 de dezembro e as 23h59 deste domingo. O Porto, com 71 ocorrências, foi o distrito mais afetado.

Neste período, a ANPC teve 1583 operacionais no terreno e foram empregues 681 meios terrestres de apoio.

A ANPC vai manter até às 20 horas desta segunda-feira o nível de alerta especial amarelo nos distritos do Norte e do Centro para os quais o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou níveis de alerta laranja.

Precipitação diminui, temperatura desce

O IPMA prevê que se registem nas próximas horas os períodos de precipitação mais intensa no distrito do Porto, diminuindo ao longo da tarde a intensidade da chuva. Ao JornalismoPortoNet, o instituto confirma ainda a tend para uma descida acentuada das temperaturas, com previsão de neve nas terras altas.

Para esta terça-feira, prevê-se a manutenção de aguaceiros, por vezes fortes, com possibilidades de granizo e trovoada.

O alerta laranja decretado para 12 distritos de Portugal Continental deve baixar para amarelo a partir das 15 horas desta segunda-feira.