São 15 e têm como denominador comum a passagem pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). O grupo, que integra estudantes e ex-estudantes, decidiu avançar para a constituição de uma júnior empresa com o intuito de somar créditos à formação convencional.

A ideia está quase a fazer um ano e conhece esta quarta-feira um novo capítulo: a Olímpia Junior Consulting vai ser apresentada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, casa de origem da maioria dos membros do projeto.

Registada desde novembro, a Olímpia quer prestar serviços na área da Comunicação e do Marketing.

Tiago Nogueira é um dos fundadores. Ao JPN, conta que a ideia de avançar perseguiu o propósito de melhorar o currículo dos alunos. “Não tínhamos nada do género no Politécnico e decidimos avançar. Achámos que as competências [proporcionadas por uma júnior empresa] não são adquiridas dentro das salas de aula. Mesmo um estágio de três meses, por vezes, também não é suficiente”, analisa.

Júnior Empresas

Uma júnior empresa é uma associação sem fins lucrativos, não política e não religiosa. Constituída por estudantes universitários, tem como o objetivo colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação académica dos diversos estudantes.

Esta é a definição da JADE Portugal, a federação que congrega 12 júnior empresas portuguesas.

Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Braga e Vila Real são as cidades onde podemos encontrar empresas de estudantes.

Preços baixos, qualidade controlada

As júnior empresas são associações sem fins lucrativos e, nessa medida, não visam o lucro. Isso não significa que os serviços prestados sejam de natureza gratuita. Os preços praticados são, contudo, mais baixos do que os praticados no mercado. “Todas as verbas angariadas” garante Tiago Nogueira, vão ser “reinvestidas em atividades de formação” para os membros da Olímpia.

A atividade da empresa é supervisionada por um Conselho Científico, composto por docentes, para garantir qualidade e “credibilidade” perante os clientes. A Olímpia tem já dois garantidos, mas prefere não avançar nomes. “Uma está ligada ao digital e a outra é da área da comunicaçã”, esclarece Tiago Nogueira.

A Olímpia Junior Consulting vai procurar atrair a atenção de micro e pequenas empresas. “Empresas que não têm capital financeiro para adquirir estes serviços em outsourcing e que tenham crença no nosso trabalho”, refere o estudante.

Depois da apresentação da empresa, é aberto um processo de recrutamento de novos membros que se estende até domingo.