O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai receber, na segunda-feira, dia 11, representantes do movimento associativo. É o primeiro encontro de Manuel Heitor com os estudantes desde o seu regresso ao Palácio das Laranjeiras, onde trabalhou, como secretário de Estado, entre 2005 e 2011.

Os estudantes vão apresentar ao ministro as conclusões a que chegaram no último Encontro Nacional de Direções Associativas. As propostas foram também partilhadas esta terça-feira por uma dezena de dirigentes associativos na Comissão de Educação e Cultura.

O programa do Governo esteve no centro da discussão. “Há uma concordância generalizada de que é necessário investir mais no Ensino Superior e na Ciência para contrariar algum desinvestimento feito nestes setores nos últimos quatro anos”, regista Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto, um dos dirigentes presentes na reunião.

“O financiamento, a reorganização da rede de ensino superior e a Ação Social Escolar são pontos fundamentais para a legislatura”, aponta ainda o estudante ao JPN.

Além dos estudantes, Manuel Heitor vai discutir a nova legislatura com reitores e presidentes de Politécnicos. A reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) decorre esta terça-feira. O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) é recebido esta quarta-feira no Palácio das laranjeiras.