O Rali de Portugal vai ter, pela primeira vez, uma prova no centro da cidade do Porto. A classificativa começou a ser preparada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) há alguns meses e é a grande novidade da competição este ano.

A “Porto Street Stage” – o nome da etapa – vai ter duas passagens sucessivas por uma classificativa, com uma extensão de quase dois quilómetros. A prova tem lugar a 20 de maio e vai contar para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis.

A organização fica a cargo da Porto Lazer e do ACP  e são esperados milhares de espectadores na baixa da cidade para assistir à prova que vai ser transmitida por televisões em todo o mundo, de acordo com uma nota de imprensa da autarquia portuense. Vão estar em competição quase uma centena de carros.

Esta etapa inédita implica a montagem de um circuito de competição na Avenida dos Aliados e ruas adjacentes. Para esta obra vão ser aproveitados os materiais que a Porto Lazer possui do antigo Circuito da Boavista. O traçado exato da “Porto Street Stage” ainda não foi fechado pela organização.

Em 2010, o Porto já tinha sido palco de uma demonstração com nove carros no âmbito do Rali, mas nada que se compare a esta nova etapa, que vai ter segurança reforçada.

O impacto na economia nortenha

A CMP lembra, em comunicado, que, no ano passado, mesmo sem uma etapa no Porto, a despesa direta total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do Porto e Norte do país atingiu os 65 milhões de euros.

Os dados são de um estudo do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho.

A audiência acumulada do Rali de Portugal em 2015 superou os 70 milhões de espectadores que geraram um impacto adicional indireto de 62 milhões de euros.

O Rali de Portugal disputa-se no Norte do país de 19 a 22 de maio.