Os resultados dos quartos-de-final da Taça de Portugal, jo esta quarta-feira, permitem-nos antecipar um vencedor: aconteça o que acontecer na final de 22 de maio, a equipa que festejar no Jamor é da região Norte do país. FC Porto, SC Braga, Rio Ave e Gil Vicente são os pretendentes ao título.

É preciso recuar até à época 1990/91 para encontrar outras meias-finais 100% “nortenhas”. Os protagonistas foram, nessa altura, o FC Porto, o Boavista, o Feirense e o Beira-Mar. Nesse ano, festejou o FC Porto diante do Beira-Mar, mas só depois de um prolongamento. Domingos abriu o marcador para os dragões, mas Abdel Ghany assinalou o golo que levou a decisão para tempo extra. Kostadinov e Jaime Magalhães desataram o nó.

Meias-finais

O apuramento dos dois finalistas da Taça de Portugal começa a 3 de fevereiro.

A primeira mão vai levar o FC Porto a Barcelos. O SC Braga recebe o Rio Ave.

A segunda mão está agenda para o dia 2 de março.

Dos quatro finalistas desta temporada, o FC Porto é, de longe, o que tem mais títulos na prova. Leva 16 taças no currículo. O SC Braga, que foi à final no ano passado com o Sporting, tem uma conquistada na longínqua época de 1965/66.

O Rio Ave, tal como o Sporting de Braga, está pela terceira época consecutiva nas meias-finais da Taça, mas o máximo que logrou na competição foi ser finalista na época 2013/2014. Venceu o Benfica nesse ano.

O Gil Vicente, além de ser a única equipa da Segunda Liga a chegar às meias-finais da Taça é a que mais saudades guarda desta fase da prova. Só por uma vez na história, os gilistas chegaram tão longe: foi na época 1976/1977, tendo sido derrotados nas meias-finais pelo SC Braga.