O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, recebeu 104.154 visitantes, em 2015. O número constitui um recorde para a instituição criada em 1997.

Numa nota enviada às redações, o CPF nota que em 2010 o número de visitantes foi de 54.492, pelo que o espaço praticamente duplicou o número de acessos em cinco anos. Face a 2014, o aumento verificado é de 27%.

O ano que agora começa é considerado um “ano de mudança” pelos responsáveis do CPF. Em curso estão já obras de manutenção e de reabilitação da sede, localizada na ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto.

As obras não vão implicar o encerramento do espaço ao público mas vão condicionar o acesso nas visitas e nos serviços prestados. O CPF aconselha uma visita ao site ou à página de Facebook da instituição antes de se deslocarem.

O edifício que alberga o Centro Português de Fotografia é classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Os responsáveis do espaço classificam as obras agora iniciadas, e que se devem prolongar até ao final do ano, como “fundamentais” do ponto de vista da preservação do edificado e “para permitir que cumpra a sua função de acolher o património fotográfico à guarda do CPF, permitindo concretizar a missão deste arquivo de fotografia”.