Muda o espaço, mantém-se o objetivo: “Encontrar formas criativas e inovadoras para o desenvolvimento urbano” do Porto. A meta da PortoLazer é recordada a propósito da abertura de uma convocatória para residências artísticas na antiga dependência do Banco Montepio, na Avenida dos Aliados.

O Espaço Montepio sucede, assim, ao do Edifício Axa, que ao longo de mais de dois anos recebeu, segundo a Câmara Municipal do Porto, perto de “meio milhão de pessoas” nas diferentes iniciativas de caráter cultural que ali tiveram lugar. O edifício foi entregue em novembro aos proprietários.

O desafio é lançado a estudantes do ensino superior, jovens curadores e curadores emergentes que queiram participar num espaço de trabalho partilhado.

Os autores selecionados vão poder expor os seus trabalhos em áreas como a arte urbana, arquitetura, performance, pintura, escultura, instalação, ilustração, fotografia, vídeo, multimédia e curadoria.

Estão previstas duas fases de residências. A primeira já tem inscrições abertas desde sábado. Prolongam-se até 11 de fevereiro. A residência está agendada para decorrer de 22 de fevereiro a 20 de março. A exposição coletiva daqui resultante é aberta a 26 de março.

A segunda fase de inscrições decorre de 12 de fevereiro a 2 de março. A residência arranca neste caso a 30 de março e a exposição coletiva é mostrada ao público a partir de 14 de maio.

Os artistas podem candidatar-se individualmente ou em grupo. A PortoLazer vai atribuir 750 euros para o desenvolvimento dos trabalhos, num máximo de quatro em cada fase.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da PortoLazer.