Desde pequena que Denise se interessa por música. “Tinha sete anos e fui aprender a tocar órgão. Gostei muito. Depois fui para um coro de igreja. Era a mais nova, tinha 10 ou 12 anos. Sempre gostei de cantar e comecei a aprender a tocar guitarra sozinha. Fazia as minhas músicas em inglês. Mais tarde decidi avançar com a música escrita em português e interpretada por mim”, conta ao JPN.

Em 2012, a artista apostou em força nas suas músicas e escolheu o soul-rap como estilo musical: “Eu gosto muito da cultura hip-hop e antes de cantar, eu dançava breakdance e aquela música agradava-me. Entretanto, achei que fazia todo o sentido apostar neste género. Não sabia fazer rap, mas queria fazer algo nesta área”. Associou a este estilo o seu gosto pela soul music norte-americana e assim nasceram as suas músicas.

A primeira canção que Denise escreveu chama-se “One Luv”. “Era uma música mais animada, com uma batida mais alegre e foi essa a primeira música que escrevi, publiquei e passei para toda a gente”, explica a cantora.

Denise não consegue destacar uma música do seu reportório. “Foram feitas em momentos especiais. Não há nenhuma que se distinga das outras. Para mim, todas são importantes”, refere a artista. As suas canções podem ser ouvidas no SoundCloud.

Para Denise, tudo é inspiração. “Eu posso ir na rua e ver alguma coisa ou um ato diferente de alguém e só isso pode inspirar-me. A bondade das pessoas é uma coisa que me inspira. As paisagens também me inspiram bastante”, explica a cantora.

O primeiro concerto foi em 2012, numa loja na zona da Cedofeita. Denise recorda que “tinha a loja cheia de gente”. “Estava muito tímida a cantar, mas o facto de ter amigos meus e pessoas que foram lá por curiosidade fez-me sentir muito bem acolhida e foi um momento muito especial para mim”, recorda.

A cantora já partilhou o palco com vários artistas, como Dealema, Rato 54, Deau, Dillaz e Reverie. “Foi uma honra enorme. É sinal que há algum reconhecimento e que posso aprender alguma coisa. Nós estamos sempre a aprender com os artistas.”, declara Denise.

Dia 22 de janeiro vai ser lançado o primeiro EP de Denise, que se vai chamar “Angorá”. Os amigos da artista pensavam que o nome vinha do seu gosto por gatos – existe uma raça com este nome – mas, afinal, a inspiração vem de outro sítio.

“Este título surgiu pelo gosto que tenho pela palavra. Vejo a imagem da palavra e ‘angorá’ tem uma linha visual bonita e acho que é uma palavra bonita de se dizer. Mas este nome surgiu também por causa minha mãe, que trabalha com tecidos. Desde há muito tempo que me dizia que a lã angorá é a lã mais pura que pode existir”, conta Denise ao JPN.

Um nome adequado para o primeiro projeto de originais. As letras são escritas pela artista e os instrumentais são feitos por produtores que Denise conhece. É “tudo feito de raiz”. O EP vai contar com sete faixas.

O single “Outra Margem” já está a tocar e o videoclipe passa-se no Porto, uma cidade especial para a cantora: “É uma cidade maravilhosa, com pessoas e artistas maravilhosos. Fiz questão que no videoclip aparecesse o Porto e Gaia porque me orgulho muito em ser daqui”. O EP teve um pré-lançamento na Fnac na altura do Natal, e já esgotou em algumas lojas.

Os próximos concertos de Denise vão ser a 5 de março, no Festival Sons de Vez, em Arcos de Valdevez, e dia 25 de março, no Hard Club do Porto, onde vai dividir o palco com mais sete artistas.