Numa conferência de imprensa que durou cerca de uma hora, o FC Porto apresentou aquele que é o novo treinador do clube. José Peseiro agradeceu o voto de confiança da direção portista, salientou ser um treinador diferente de Julen Lopetegui e admitiu vir para ajudar o clube a conquistar as três competições em que ainda está inserido: Primeira Liga, Liga Europa e Taça de Portugal.

No primeiro contacto com os jogadores do plantel deixou uma mensagem de confiança, revelada na conferência de imprensa: ” Queremos ser campeões, queremos ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal”, declarou aos jornalistas.

Um novo paradigma
Em matéria de jogo, José Peseiro recusou comparações com o antecessor. O técnico assumiu ter as suas ideias, o seu modelo de jogo, a sua maneira de treinar e de liderar. Disse ainda que gosta de um jogador “ativo e participativo, não como uma marioneta”.

José Peseiro chega ao FC Porto com vontade de vencer e acreditando “piamente” que pode ajudar o clube a alcançar os seus objetivos, com a noção da exigência e da responsabilidade que vai encontrar pela frente e lembrando que o mais importante é focar a atenção na próxima partida, no domingo, frente ao Marítimo.

O momento atual da equipa
“Há momentos menos bons”, mas o mais importante, por agora, são as questões anímicas, explicou José Peseiro. O técnico demonstrou o seu entusiasmo pelo grupo de trabalho, acrescentando que os jogadores sabem o potencial que têm e apenas necessitam de confiar em si mesmos e uns nos outros para que os resultados apareçam.

Quanto a possiveis alterações imediatas, o professor referiu que três dias não são suficientes para mudar muitos aspetos. Na opinião do técnico, o processo tem que ser feito com calma, com “timings”. Peseiro recusou-se a falar sobre uma possível ida ao mercado de transferências, não colocando de parte essa opção na perspetiva de reforçar o atual plantel. Não deixou, contudo, de sublinhar confiança na qualidade existente dentro de portas.

A importância dos adeptos
Grande parte do discurso de Peseiro focou-se na importância dos adeptos enquanto “12º jogador”. O treinador entende a insatisfação da massa associativa pois “só em clubes que não têm a exigência que o Porto tem, é que podiam estar satisfeitos”.

O técnico manifestou um claro desejo pelo apoio dos portistas, lançando o desafio de “encherem o estádio já no próximo domingo”, no jogo que também irá marcar a estreia de Nelo Vingada no comando técnico da equipa insular.

Peseiro assume-se como primeira opção
A saída de Julen Lopetegui foi oficializada numa sexta-feira, a 8 de janeiro. José Peseiro revelou hoje que foi contactado antes disso, mais especificamente “na manhã do dia a seguir ao empate com o Rio Ave em casa”, no dia 6.

A declaração do novo técnico dos “dragões” contraria as informações avançadas na comunicação social, que davam conta da preferência do clube por treinadores como André Villas-Boas, Marco Silva ou Leonardo Jardim.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, manifestou na ocasião a confiança que toda a direção e SAD portista depositam em José Peseiro, realçando a forma unânime como a escolha do treinador foi feita. Recorde-se que José Peseiro, 55 anos, assinou na passada terça-feira um vínculo que o manterá no Dragão por uma época e meia, com mais uma de opção.