A partir desta sexta-feira e até 18 de fevereiro, vai ser possível visitar a mostra de Escultura dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Artes Plásticas – ramo de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). A exposição, intitulada “Aqui Fora”, vai estar patente no Palacete Pinto Leite.

Teresa Chow, uma das alunas responsáveis por esta mostra, explica como surgiu a iniciativa. “Acabámos por aliar a vertente pedagógica e de reflexão sobre o trabalho produzido com a procura de um espaço expositivo que estivesse disponível a receber-nos, e somos convidados a pensar o nosso trabalho da unidade curricular de Projeto, tendo também em vista a questão da sua instalação no espaço escolhido”, refere.

É a primeira vez que a turma expõe trabalhos num espaço exterior à FBAUP, tornando assim o trabalho “mais aberto ao público da cidade”, declara Teresa Chow.

A aluna da Faculdade de Belas Artes destaca o esforço de todos os estudantes na organização da mostra, mas não esquece a ajuda dos professores e técnicos da faculdade. “Sempre pudemos contar com o apoio incondicional dos professores Fernando Amaral da Cunha e Rute Rosas, e dos técnicos da FBAUP, Alcides Rodrigues, Carlos Lima, João Paulo Lima, Joaquim Tato, Patrícia Almeida e Tiago Cruz, a quem muito agradecemos”, afirma.

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto disponibilizou o espaço do Palacete Pinto Leite.

Na mostra vão estar expostas 24 obras de 17 estudantes, que variam entre a escultura-objeto e a instalação. Para além dos trabalhos dos alunos do 4º ano, vai também estar exposto um trabalho de um aluno Erasmus da Universidade de Artes Aplicadas de Viena.

“Aquilo a que nos propusemos fazer nesta mostra foi, de certa forma, que os nossos trabalhos habitassem o mesmo espaço, apesar das suas diferenças, criando um percurso no Palacete que desse a conhecer um pouco daquilo que se faz no seio do nosso grupo. Concluída essa fase do trabalho, esperamos apenas poder partilhar o seu resultado com o público”, conta ao JPN Teresa Chow.

A mostra “Aqui Fora” vai ser inaugurada esta sexta-feira, às 17 horas. A entrada é gratuita. “Para além de deixarmos o convite para uma visita à nossa mostra, julgamos que também pode ser uma boa oportunidade para conhecer o interior do próprio Palacete Pinto Leite”, conclui Teresa Chow.