Criado em 1993, o festival Paredes de Coura é um dos mais antigos a nível nacional. Com mais de vinte anos de história, o certame continua a proporcionar aos amantes de música uma experiência única num cenário idílico. Todos os anos, o anfiteatro natural da Praia Fluvial do Taboão apaixona-se por novos talentos, assume a relação com as melhores promessas musicais nacionais e internacionais, consagra os mais especiais e surpreende o mundo com a sua beleza autêntica.

O autoproclamado ‘habitat’ natural da música tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Em 2013, foram os próprios artistas que o colocaram na shortlist dos nomeados para os Europe Festival Awards, na categoria de “Festival Favorito dos Artistas”. Por outro lado, já foi distinguido com os prémios de “Melhor Festival Não Urbano” e “Melhor Campismo” pelo Portugal Festival Awards, em três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015). Na última edição arrecadou ainda o prémio de “Melhor Festival de Grande Dimensão”.

O que ouvir?

Os australianos King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat e o duo Filho da Mãe e Ricardo Martins são as mais recentes confirmações pra o Vodafone Paredes de Coura 2016.

O oitavo álbum dos australianos, “Nonagon Infinity”, chega às lojas em abril e em agosto aos palcos do festival. Também Joana Serrat, vencedora do “Melhor Álbum Nacional do Ano Pop-Eye”, vai marcar presença. Já “Tormenta” é a carta de apresentação para o duo de Filho da Mãe e Ricardo Martins.

As três novas confirmações juntam-se aos últimos anunciados, em março: Cigarettes After Sex, Lust for Youth e os portugueses Orelha Negra.

Cigarettes After Sex, uma bande de ambiente pop liderada por Greg Gonzalez, lançou em 2012 o primeiro EP, “I”. Recentemente editaram o single “Affection” em várias plataformas. Lust for Youth é um projeto de Hhannes Norrvide e Loke Rahbek. Sobem ao palco do festival para apresentar o mais recente álbum, “Compassion”.
Orelha Negra dispensa apresentações. O grupo de Sam The Kid, João Gomes, Francisco Rebelo, Fred e Cruzfader promete entreter os fãs de hip-hop.

Nesta edição do Vodafone Paredes de Coura vão estar também nomes como LCD Soundsystem, The Elephant, Thee Oh Sees, Kevin Morby, Suuns, LCD Soundsystems, Chvrches, Unknown Mortal Orchestra, Sharon Jones & The Dap Kings, The Tallerst Mman on Earth, The Bohicas, Ryley Walker e Sleaford Mods.

Quanto custa?

Já é possível adquirir um passe para os quatro dias de festival por 75 euros. O “Fã Pack Fnac Paredes de Coura 2016” inclui também uma ‘t-shirt’ oficial do festival. Tal como em 2015, o campismo deve ser aberto cerca de uma semana antes do arranque do festival, para acolher todos os festivaleiros que decidam chegar mais cedo e proporcionar uma semana de férias em harmonia com a natureza. O acesso ao parque de campismo é gratuito para todos os portadores de passe geral e reservado ao público do festival. O bilhete diário dá acesso ao campismo das 8 horas do dia correspondente até às 12 horas do dia subsequente.

O festival traz ainda novidades a quem procura uma outra forma de estar e de viver uma experiência ainda mais confortável, sem todavia ter de se afastar do recinto. Existem três novas tipologias de alojamento, numa área reservada do campismo, com acesso controlado e atmosfera exclusiva.

As Quibis, construídas em madeira, com cama e colchão, têm capacidade para duas pessoas. Os Tipis, que trazem de volta ao nosso imaginário os povos índios e a sua filosofia de vida, são construídos de forma artesanal, decorados com pigmentos de cor naturais e podem acomodar grupos de seis pessoas. Já para os casais que procuram alojamento de luxo, as Gypsy Caravans são a melhor opção. Esta experiência de alojamento é complementada por um conjunto de serviços adicionais.

O que esperar?

Em 2015, a lotação esgotou pela primeira vez na história de Paredes de Coura. Marcaram presença TV on The Radio, Tame Impala, The War on Drugs e Ratat, nomes em ascensão no cenário atual da música. Também foram realizados concertos de entrada gratuita na vila de Paredes de Coura.

A organização, a cargo da Ritmos, assume que o sucesso de bilheteira acarreta maiores responsabilidades e deixou a promessa de introduzir melhorias no recinto, com capacidade para 25 mil pessoas. A intervenção deverá ser feita ao nível da estrutura do recinto, em zonas de descanso e alimentação, para além do acréscimo de áreas relvadas.

Artigo atualizado às 15h06 do dia 29 de fevereiro de 2016 com a inclusão da referência às mais recentes confirmações do festival.

Artigo atualizado às 15h55 do dia 11 de abril de 2016 com a inclusão da referência às mais recentes confirmações do festival.

Textos, pesquisa e infografia: Alunos das turmas 3, 4 e 5 do 2º ano de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto
Edição: Filipa Silva