O mês de fevereiro no Cineclube do Porto é dedicado à “Viagem”. José António Cunha, um dos responsáveis pela programação, conta ao JPN que a escolha de temas mensais permite explorar o assunto de várias formas. “Dá a possibilidade de exibir filmes que tratam cada tema de forma muito distinta”, aponta.

Este mês vão ser exibidos oito filmes que retratam todos os tipos de viagem. “Há uma história longa de ‘road-movies’ [filme que se desenrola durante uma viagem] no cinema mundial. Nós queremos passar alguns desses filmes que são importantes, mas também queremos mostrar uma visão interior de viagem”, refere José António Cunha.

E preços?

Os bilhetes custam 3,5 euros. Para estudantes e maiores de 65 anos, o preço do bilhete fica por 2,5 euros. Os associados do Cineclube do Porto pagam 50 cêntimos por sessão.

Entre os filmes que vão ser exibidos, José António Cunha destaca “Vai e Vem”, de João César Monteiro. “É um filme que é muito ligado à cidade de Lisboa e ao seu próprio quotidiano”, afirma. O filme de Edgar Pêra, “Lisbon Revisited”, também é uma das películas recomendadas. “Em contraponto com o filme de João César Monteiro, é um filme muito mais experimental e mostra outro tipo de cinema português, na fronteira do uso da linguagem cinematográfica”, menciona.

José António Cunha evidencia ainda o filme “Priscilla, a Rainha do Deserto”, de Stephan Elliott. “É um filme que se cruza com outras temáticas, como a questão do género”, declara. Esta película serve como elo de ligação ao tema de março, que vai ser dedicado ao Cinema no Feminino.

Os filmes podem ser vistos às quintas, pelas 21h30, e sábados, pelas 18 horas, na Sala Henrique Alves Costa, na Casa das Artes.

Aqui fica a agenda:

4 de fevereiro – “Vai e Vem”, 21h30