A Câmara Municipal do Porto (CMP) divulgou, esta quarta-feira, números relativos às taxas de ocupação média, em 2015, dos voos com saída e chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneieo, que a TAP pretende suprimir a partir de março.

Segundo esses dados, publicados no site de notícias da CMP, a companhia vai perder 190 mil passageiros. Os valores a que a câmara teve acesso demonstram que os voos que vão ser descontinuados em março, têm quase lotação completa.

A ligação entre Porto e Bruxelas transportou, no ano passado, cerca de 53 mil passageiros, em 350 voos. Os voos entre Milão e Porto (manhã e tarde) também transportaram aproximadamente o mesmo número de passageiros.

Taxa de ocupação de voos

Voos com saída do Porto

Bruxelas – 90%
Milão (manhã) – 88%
Milão (tarde) – 95%
Roma – 89%
Barcelona (manhã) – 91%
Barcelona (tarde) – 88%

Voos com chegada ao Porto

Bruxelas – 77%
Milão (manhã) – 87%
Milão (tarde) – 86%
Roma – 91%
Barcelona (manhã) – 92%

Fonte: CMP

Já nos voos entre Roma e Porto, a TAP serviu cerca de 40 mil passageiros em 240 voos, e na ligação Barcelona-Porto foram cerca de 42 mil passageiros, em 655 voos.   

Na maioria das vezes, a TAP utilizava aviões da Portugália, mais pequenos, que viajaram quase sempre cheios. Contudo, quando utilizava aviões com maior capacidade, como os Airbus 319 ou 320, esses voos continuaram a apresentar uma taxa próxima dos 100%.

As supressões de quatro rotas europeias – Bruxelas, Roma, Milão e Barcelona – por parte da TAP do aeroporto Sá Carneiro têm sido tema constante na agenda do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Depois de ter sido discutido na última reunião do executivo camarário, este assunto foi abordado na reunião da Assembleia Municipal realizada na segunda-feira.

O presidente da Câmara do Porto já tinha anunciado que estão a ser procuradas alternativas para as rotas que vão desaparecer. O autarca defende contudo que, caso a TAP não seja privatizada, deve servir todo o país e não ser uma companhia “alfacinha”. Já a transportadora área afirma que os clientes vão ficar melhor servidos e aponta para o facto de serem mantidas as rotas transatlânticas feitas a partir do Porto.

Segundo o site de notícias da Câmara, Rui Moreira vai hoje ao Jornal 2, da RTP2, para falar sobre estes dados.