Este ano, o calendário marca o dia 9 de fevereiro como celebração do Carnaval. Ainda assim, nada impede a cidade do Porto de preparar a chegada do Entrudo já a partir desta sexta-feira. O acontecimento, conhecido por envolver miúdos e graúdos, é festejado um pouco por todo o lado.

Para os mais pequenos a festa começa mesmo mais cedo. O Parque da Pasteleira é o cenário escolhido pela União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos que, logo pela manhã, convida todas as crianças a participar na celebração com a banda infantil “Pequeno David e os Sem Soninho”.

Para aproveitar as mini-férias dos mais novos, que decorrem entre os dias 8 e 10 de fevereiro, alguns locais da cidade preparam atividades criativas. A Universidade do Porto (UP) traz o circo à reitoria e a participar em oficinas temáticas. O encanto dos mágicos, malabaristas, acrobatas está reservados a crianças entre os 6 os 10 anos e as inscrições terminam já esta sexta-feira às 17h00. Nos mesmos dias há também oficinas no Parque Biológico de Gaia, ligadas ao Carnaval e à Natureza.

Para disfrutar da celebração em família, há “Tripas à Mesa” durante a tarde de sábado. O tradicional prato do Porto serve de inspiração para o desfile que começa na Avenida dos Aliados e promete colorir a cidade até à Ribeira. A organização apela ao imaginário dos participantes na construção de trajes alusivos à gastronomia. O acontecimento é levado a cabo pelo Centro Social Paroquial São Nicolau em parceria com a Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto e a Batucada Radical.

Serralves propõe um domingo diferente numa oficina “de fazer arrepiar”. Com entrada gratuita e não sujeita a inscrição, a ciência vai ser a base de experiências alternativas de pôr “os cabelos em pé”. O Baile de Máscaras do Museu de Serralves fica a cargo do “Conde de Vizela”.

Como é já habitual, os eventos noturnos também não vão faltar. A noite de sábado, dia 6 de fevereiro é a favorita, reunindo a festa em diferentes espaços da cidade. O Pitch Club apresenta o “Baile Tranquilo”, com música à medida para celebrar a ocasião, entre o samba e a batucada. O Hard Club, por sua vez vai apostar nos ritmos jamaicanos na festa “Carnaval Oporto Dancehall” e no Gare Porto há “Fusion Carnival Gathering“. O Armazém do Chá dedica quatro dias ao Carnaval, com festas a acontecer entre esta sexta-feita e a próxima terça-feira.

Por outro lado, há quem decida celebrar a data na segunda-feira, véspera do Entrudo. O Via Rápida aposta no conceito “Fun & Fantasy” para ilustrar o Carnaval com o objetivo de proporcionar aos visitantes “momentos divertidos e espontâneos”. Já o hotel Holiday Inn, em Gaia abre portas à temática Star Wars numa festa que inclui jantar buffet, bar e animação com “decoração e música alusivas ao tema da Guerra das Estrelas”.

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), veterana nas festas de Carnaval, vai voltar a trazer a animação ao meio académico na noite de segunda-feira e propõe um concurso de máscaras. O melhor disfarce ganha um bilhete semanal para a Queima das Fitas do Porto 2016.

E porque de facto o Entrudo é no dia 9 de feveiro, a Casa da Música entra também nas festividades com um concerto na Sala Suggia da Orquestra Geração ao final da tarde. O projeto é uma iniciativa da Escola de Música do Conservatório Nacional que surgiu para “combater o abandono escolar, o crime e a droga e ajudar a construir uma personalidade sã”.

O Porto está pronto para receber o Carnaval com animação garantida nos próximos dias