O Centro de Reabilitação do  Norte (CRN) celebrou o segundo aniversário com uma visita guiada do Diretor do CRN, Rúben Almeida, ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que ficou a conhecer as principais atividades, equipamentos e resultados atingidos durante os últimos dois anos no centro.

O Centro Hospitalar, gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, tem vindo a crescer. Segundo Rúben Almeida, “em 2014, fruto da inexistência de equipamentos e recursos humanos, foi necessário reduzir [o número de] consultas e diárias. Em 2015, com a estrutura totalmente equipada, conseguiram 30 mil diárias e 6.462 consultas”.

Com dois anos de existência, segundo António Tavares, provedor da Santa Casa do Porto, este é “o mais jovem equipamento no Serviço Nacional de Saúde”.

Um projeto com décadas

O CRN é um projeto sonhado nos anos 50, que nasceu em 2014. Celebra esta terça-feira dois anos de existência. O espaço foca-se no diagnóstico e tratamento de patologias do foro neurológico, mais concretamente em lesões encefálicas traumáticas e não traumáticas, em lesões medulares e ainda na reabilitação pediátrica.

O centro é composto por várias equipas de enfermeiros, fisioterapeutas, fisiatras, terapeutas da fala, auxiliares de ação médica, assistentes sociais, psicólogos, técnicos operacionais que trabalham para alcançar a reinserção dos utentes na sociedade, movidos pelo lema “A vida continua”.

O segundo aniversário fica marcado pela atribuição do primeiro Prémio Albino Aroso. Uma distinção que visa destacar o melhor trabalho de investigação científica na área da Medicina Física, Reabilitação, da Cirurgia Plástica e da Medicina Regenerativa desenvolvida na Universidade do Porto.

A distinção foi entregue à professora Ana Paula Pego. A vencedora defendeu a importância destas iniciativas “como um estímulo e um contributo e também uma chamada de atenção para estas áreas da medicina”.